Exponha suas idéias sem ser arrogante.

Uma vez me foi dito que aquele que expõe demasiadamente suas idéias é uma pessoa insegura, pois, não está aberto a novos conceitos ou idéias contrárias as suas. Fiquei pensando por horas em tal frase e a reformulei da seguinte forma: Aquele que tenta impor em qualquer oportunidade e demasiadamente suas idéias sem dar chance para que outros se expressem é uma pessoa insegura e arrogante.

A semelhança entre as frases pode parecer muita, porem, seus significados são bem distintos, uma vez que, a primeira afirmação generaliza toda e qualquer forma de exposição de idéias, se assim fosse grandes gênios da humanidade seriam considerados fracos por exporem e insistirem em idéias que a sua época pareciam ridículas, como é o exemplo de Mandela, Tupac, Malcom X e tantos outros que acreditaram e persistiram em seus ideais.

A grande diferença está na forma do convencimento, entre aquele que convence e aquele que impõe; Usar de todos os argumentos pertinentes até convencer uma pessoa desde que não a imponha forçadamente, seria uma persistência nos seus ideais, até o momento em que a pessoa não queira mais lhe ouvir ou passe a entender sua visão do assunto, até porque ninguém é obrigado a concordar ou pensar como você. Conceito totalmente oposto daquele que tenta impor ou convencer pelo cansaço uma pessoa que já não quis aceitar suas idéias anteriormente.

Creio eu em minha ainda reduzida compreensão que o autor da citada frase quis se referir àquelas pessoas que sem nenhum propósito querem opinar sobre tudo e todos de maneira forçosa e demasiada, tentando assim pelo excesso de exposição das suas idéias impor àqueles a sua volta sua posição e atitude acerca de determinado assunto.

Outra frase que canso de ouvir e que me deixa indignado é a famosa frase do sincero: “Eu sou sincero, falo tudo o que penso e pronto”.

Seria mesmo esse o adjetivo a ser usado para uma pessoa que não filtra o que falar e nem analisa se o momento é o mais adequado para dizer algo? Creio que não.

Pessoas que saem dizendo o que querem sem ao menos serem questionadas. Essa frase vai de encontro à primeira frase analisada. Ninguém é obrigado a ouvir suas opiniões ou pensamentos só porque você se diz sincero e não consegue manter a língua na boca. Aqueles que dizem o que quer a todos e na hora que querem não são sinceras, o mais correto seria dizer arrogantes e pretensiosas.

Por isso só fale o necessário nos momentos adequados, deixe para expor suas idéias e pensamentos nos momentos próprios para isso, como discussões sociais, reuniões com amigos e colegas, desde que estejam todos interessados no assunto, parentes e pessoas que lhe perguntem sua opinião sobre algo.

Eu sou adepto da frase: Exponha suas idéias, porem, só opine no que lhe for pedido.