tá tudo feio

Antes conseguia ver beleza em todas as pessoas, por mais feias que fossem havia alguma beleza ali. O nariz a boca o sorriso ou o olhar, sempre procurei ver as pessoas por seu melhor ângulo. Hoje vejo que todos são um pouco feios, por mais bonitos que sejam, não falo de uma feiúra espiritual ou intelectual, falo de feiúra física, sempre tem alguma coisa fora do lugar. O nariz a boca o sorriso ou o olhar. Tem alguma coisa errada com todos, inclusive eu, sempre me achei um tanto bonito, agora percebo que sou um tanto feio, tanto por fora quanto por dentro. Me olhei no espelho e vi um homem bonito, me olhei de novo e me vi estranho. Umas orelhas grandes, nariz grosso e olhos pequenos, duas pintas no meio da cara e uns dentes separados em excesso, um tanto bem grande de maldade no coração e outro tanto tão grande quanto de desprezo pela humanidade.

Todo mundo tenta ser bom e estar correto em seus pensamentos, por piores que sejam.

Um homem atravessa a rua que estou atravessando no sentido oposto, olho para ele e vejo suas roupas, acredito que ele também tenha reparado nas minhas. Ele estava muito bem vestido e acompanhado por uma mulher também muito bem vestida, (nem sei dizer ao certo os nomes das roupas que eles usavam) ele usava um blazer preto que caía muito regularmente sobre seus braços e seguia até um pouco abaixo da cintura, seguido de uma calça de linho ou sei lá o quê, muito preta, como o blazer parecia que fora feita sob medida. Sua acompanhante estava usando um vestido muito vermelho e brilhoso não faço idéia do nome do tecido que poderia ser aquele, mas acentuava muito sua cintura e quadril, a fazia parecer uma dessas atrizes de televisão. Por um momento me senti um pouco inferior à eles. Eu usava uma bermuda jeans verde muito velha, camiseta e tênis mais velho que a bermuda. Mas antes que o sentimento de inferioridade me tomasse, olhei bem para eles, nos olhos deles, e reparei em suas caras. Não existe possibilidade de se ser inferior quando todos estão no limite da feiúra.

Está tudo mais feio e mais cinza, mais falso e segregador. Agradeço todos os dias por não ver tanta beleza nas pessoas. Quando eu via essa beleza, estava apenas me enganando. Tudo sempre foi e provavelmente sempre será muito feio, isso se eu for ver pelo melhor lado da coisa.

Adalberto Ferreira
Enviado por Adalberto Ferreira em 24/05/2010
Código do texto: T2275964
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.