COERÊNCIA X FANATISMO : extremos antagônicos...

Entendemos que, ao se posicionar sobre qualquer assunto, o ser humano (homem ou mulher, rico ou pobre, preto ou branco, etc...), quer se queira ou não, estará também deixando evidente (mesmo nas entrelinhas), de alguma forma conceitos, princípios e valores...

Por exemplo, quando alguém diz que não gosta de religião, porque acha que cada um deve tem ter liberdade pra fazer suas próprias escolhas; Sem perceber poderá querer dizer que não concorda que eu fale claramente que sou um cristão convicto... Por outro lado, se sou um cristão convicto, não haverá como não demonstrar isso em minha própria maneira de ser; Tanto em relação às coisas que se harmonizam com minha maneira de pensar quanto em relação às coisas que divergem de minha forma de pensar...

O que posso fazer é entender que cada um pode (e deve) ser livre para fazer suas próprias escolhas, ainda que sejam diferentes do que eu recomendaria se consultado a respeito...

Por isso, fica bem que cada pessoa sinta–se responsável por assumir uma posição diante da vida... Afinal, enquanto muitos acham que as escolhas dos outros deveriam se dá em conformidade com a maneira (pessoal) com que se posicionam diante da vida; Ou seja: Elas acham isso sem perceber que, na realidade estariam induzindo as outras pessoas a decidirem não de acordo com o que poderiam; Mas, pela cabecinha delas...

Assim tem sido a vida, enquanto prossegue o eterno dilema: Coerência religiosa x fanatismo religioso... Parece que após séculos e séculos de história, onde ficou demonstrado que qualquer extremo é perigoso, ainda estamos num estágio atrasado, onde queremos que outras pessoas se curvem diante de interesses individualistas ao invés de considerar (também) a cosmovisão por eles adotada...

Especialmente se faz necessário considerar que tanto o excesso de coerência (quanto de fanatismo) se constitui num extremo e, tudo extremo é perigoso...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 21/05/2010
Código do texto: T2271121
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.