PALAVRAS SOLTAS.......ALGO SOBRE A FRAQUEZA HUMANA......

Muitas notícias tem nos assaltado nos últimos tempos. Tudo com o intuito de nos manter ligados nos telejornais, revistas, jornais, etc. Desde a lista da copa até os últimos escândalos envolvendo políticos e lideranças religiosas, não deixando fora as últimas derrotas ou vitórias nos campeonatos esportivos, me fazem pensar na limitação humana. Sim hoje acordei pensando o quanto é frágil a confiança que colocamos nos seres humanos, pois todos somos passíveis de queda. É o “império do amor” que pode decepcionar (e olha que sou flamenguista!), é um político que simplesmente esquece o que havia pautado como princípios para sua carreira política, é um sacerdote que num momento está nos altares representando o próprio Deus e no outro está na frieza de uma cela encarnando a mais humana das fraquezas: ser ele mesmo (mais uma explicação: sou católica!), são nomes ilustres e “estrelas” que ficam de fora da constelação que disputará o mundial (também torço pela conquista do Hexa!). Mas diante de tudo isso penso no limitado da nossa condição de seres humanos, ainda que muitas vezes fechemos os olhos e endeusemos quem na verdade não é Deus e nem tem prerrogativas divinas. Somos todos humanos desde o desconhecido que dorme na calçada em frente ao meu portão até ao mais ilustre líder, seja ele religioso, civil,ou esportivo: SOMOS TODOS HUMANOS!

Enquanto lanço estas palavras no papel me vem à mente uma passagem do livro de Daniel (Dn 2, 31-45) onde se narra a interpretação que Daniel faz do sonho que o rei Nabudonosor teve, em tal sonho o rei se via diante de uma estátua de grande explendor, composta com materiais nobres e resistentes, mas que tinha um detalhe curioso: os pés era uma mescla de ferro e barro. Interessante pés de barro! É claro que tinha também ferro, mas ferro e barro não dão liga, pelo contrário a umidade do barro pode enferrujar o ferro e ai tudo está perdido.

Mas a menção do barro nos pés me faze olhar a realidade de hoje e concluir: ainda que revistamos o humano da fortaleza do bronze, do ouro, das pedras mais ricas e preciosas, não podemos escapar do fato de que os pés serão sempre de barro. A parte que nos sustenta é uma mistura de ferro e barro, a parte que nos mantém em pé mistura fortaleza com franqueza e se não estivermos atentos podemos cair mesmo tendo em nós a fortaleza do ferro.

Por isso que diante disso renovo a certeza de que sou humana e estando em pé posso cair, oxalá possa, ao cair, sentir uma mão que me ajude a levantar! E assim sigo na certeza de que somos humanos e como humanos vivemos a linda aventura de passar por esse mundo realizando o que de bom podemos fazer.

Débby Pupo
Enviado por Débby Pupo em 21/05/2010
Código do texto: T2270167
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.