O que é preciso fazer (2ª parte)...

Quando observamos a nossa caridade seguindo o roteiro que Jesus traçou de alguns itens apenas vejamos como nos comportamos e agimos nas situações da vida:

_ Nossos irmãos tem fome? No fim do ano eu dou alimento, pois é natal; será que nos outros meses nossos irmãos não sentem fome? Quando um irmão bate a porta pedindo comida, eu fico satisfeita porque posso limpar a geladeira e dar aquela comida velha que estava lá “desde faz muito tempo”, será isso caridade? Eu dou pão tão velho e duro que parece até pedra, será isso caridade?

_ Nossos irmãos tem sede? De água, de justiça, de atenção. Quando vejo um desses irmãos que recolhem o lixo em nossas ruas, no sol escaldante de minha terra Cuiabá, será que me lembro de oferecer um copo de água a esses irmãos ou um copo de suco? Quando dou água para alguém essa água é da torneira? Quando um vendedor me bate a porta grito de longe: “_ Não preciso, obrigada! Só para não chegar perto e tem que atender ao pedindo de... UM COPO DE ÁGUA!”... Será isso caridade?

_ Nossos irmãos estão sem teto? Será que posso socorrer como socorreu o homem que durante as enchentes fez da sua casa um lar para muitos desabrigados? O dia está chuvoso, uma senhora e uma criança estão na frente de minha casa, eu os recebo e os recolho no meu lar, ou os mando embora afinal de contas são dias violentos os de hoje? Um velhinho chega a minha casa ele está doente, o dia está frio, o homem não consegue nem andar direito, em minha casa há vários quartos eu o abrigo em um que fica fora da casa e o encaminho na manhã seguinte para um albergue, ou simplesmente viro as costas por não é meu parente de sangue; estou sendo caridoso?

_ Nossos irmãos estão sem roupas? Eu dou minhas roupas para a doação, pois elas estão manjadas, rasgadas, estragadas, eu dou para abrir espaço no meu guarda-roupa para a nova coleção de inverno que já chegou às lojas, será que estou sendo caridoso ou consumista? Ah! Eu só dou algumas peças do meu guarda-roupa, pois vou emagrecer é entrar em todas, só pra lembrar todas as roupas que não cabem em mim já somam dois quartos de ¾ metros quadrados; será que estou sendo caridoso (a)?

_ Nossos irmãos estão doentes? Visitar para que eu nem gosto dessa pessoa; pode ser contagioso o que ele tem melhor ficar longe; visitar estranhos piorou, ta doido o que vou dizer?... Será que estou sendo caridoso?

_ Nossos irmãos estão presos? Vou visitá-los pra que afinal de contas eu não tenho nenhum parente presidiário mesmo; estão lá porque merecem; levar Jesus a esses corações é uma perda de tempo (ainda bem que Deus não pensou assim da humanidade e nos concedeu Jesus por modelo e guia); estou sendo caridoso (a)?

São apenas a análise de cinco itens que foram propostos na fala de Jesus no Evangelho de Mateus no capitulo 25, versículos 31 a 40 – será que passamos nesse pequeno teste de amor e caridade para com o nosso próximo? Será que somos caridosos? Será que amamos alguém? Será que nos amamos? Será que podemos dizer que amamos a Deus agindo assim?

Boa reflexão! Lembre-se que o Pai nos dotou de inteligência por alguma razão, pense e descubra...