O que é preciso fazer (1ª Parte)...

Se perguntarmos o que é preciso fazer para nos tornarmos médicos, engenheiro, lixeiros, bombeiros? Todos nós saberemos listar uma infinidade de pré-requisitos, certo? Mas se formos perguntados sobre o que é preciso fazer para sermos salvos? Cada um dará uma receita de acordo com suas convicções religiosas ou não.

Então peço permissão para apresentar a receita de Jesus a esse questionamento, que se encontra em São Mateus, capitulo XXV, v. de 31 a 40, que diz assim: “Ora, quando o Filho do homem vier em sua majestade, acompanhado de todos os anjos, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações estando reunidas diante dele, separará uns dos outros, como um pastor separa as ovelhas dos bodes, e colocará as ovelhas à sua direita, e os bodes à sua esquerda.

Então o rei dirá àqueles que estarão à sua direita: Vinde, vós que fostes benditos por meu Pai, possuí o reino que vos foi preparado desde o início do mundo; porque eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; tive necessidade de alojamento e me alojastes; estive nu e me vestistes; estive doente e me visitastes; estive na prisão e viestes me ver.

Então os justos lhe responderão: Senhor, quando foi que vos vimos com fome e vos demos de comer, ou com sede e vos demos de beber? Quando foi que nós vos vimos sem teto e vos alojamos, ou sem roupa e vos vestimos? E quando foi que vos vimos doente ou na prisão e viemos vos visitar? E o rei lhes responderá: Eu vos digo em verdade, quantas vezes o fizestes com relação a um destes mais pequenos de meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes.”

Não há nesta fala de Jesus um só questionamento sobre sua crença, sua origem, sobre as formalidades; mas Ele apresenta a virtude mor capaz de conduzir o homem até Ele: A CARIDADE.

A caridade é colocada em primeiro plano entre todas as virtudes, porque nela está contida todas as outras: a humildade, a doçura, a benevolência, a indulgência, a justiça, etc.; e porque é ela a negação absoluta do orgulho e do egoísmo.

Além da Caridade, nos apresenta também a Fraternidade e a Solidariedade ao dizer : “Eu vos digo em verdade, quantas vezes o fizestes com relação a um destes mais pequenos de "meus irmãos", foi a "mim mesmo" que o fizestes.”

Agora vós peço que usem isso que Deus vos deu e pensem, usem a inteligência e deduçam, reflitam e concluam, aprendam e pratiquem a caridade – que é o amor por excelência! Que Jesus nos abençõe!

Continua no pensamento seguinte boa leitura!