ORIGEM DOS ATOS
A ligação entre pequenos pensamentos e grandes pensamentos é muito importante. Por exemplo, dramas repentinos — como assassinar alguém ou provocar imenso caos — começam no nível de conceitos minúsculos e pequeninas flutuações de atenção. Algo grande está sendo ativado por algo bem pequeno.
A primeira indicação de desgosto ou atração por alguém eventualmente evolui e termina em uma escala muito maior de drama emocional. Então tudo começa em uma escala minúscula, no começo, e então se expande. [...] Embora emoções sejam aparentemente bastante pesadas, extensas e viscerais, elas tem origem em movimentos sutis que acontecem em nossa mente constantemente. [...] Vivenciamos o surgimento de tais pensamentos agora mesmo, e todo tempo.
Ver esse padrão é possível para pessoas que estejam praticando meditação e estudando os ensinamentos, que são abertas e se intrigam. Se você tem praticado, você de algum modo está cru e aberto, o que é bom. Ser capaz de lidar com as sutilezas das variações mentais se liga ao princípio de prestar atenção a todas atividades em doses menores que fazemos.
Chogyam Trungpa (Tibete, 1939 – Canadá, 1987)
“The Power of Flickering Thoughts”
em “The Truth of Suffering and The Path of Liberation”
(Ocean of Dharma Quotes of the Week, 06/03/2009)