A LEITURA
A leitura é a forma mais bem sucedida de estarmos alimentando nossa imaginação. A falta de imagens dos textos, exige de todos leitores, uma atenção constante. Ela faz com que a interpretação e localização no espaço descrito pelo autor, seja construído. No entanto, cada leitor dentro de sua imaginação cria ambientes diferentes.
É impossível supor que todos criem em sua imaginação uma sala idêntica, por exemplo, com um belo sofá vermelho de veludo, encostado em uma grande pilastra de granito. Uma mesinha de centro envidraçada com alguns bibelôs de artesanato indígena. Um tapete branco, com pelos bem altos e macios e janelas que dão visão a um parque bem arborizado, onde pássaros e borboletas amarelas voam por entre as rosas.
Todos em sua imaginação, constróem o ambiente com objetos que possuem as mesmas características das descritas no texto. Contudo, ninguém jamais conseguirá fazer com que o sofá, a janela, a mesinha, os bibelôs, o tapete, a janela, o parque, os pássaros, as borboletas e as rosas sejam igual em todos os casos. Isso nunca acontecerá, pois a imaginação de cada um se baseia na experiência de vida que carregamos conosco. Assim, a leitura consegue de uma maneira única, criar com o mesmo texto, infinitas formas de interpretação.
Ao estar escrevendo um texto, é necessário verificar se existe a possibilidade de um leitor conseguir formar o ambiente desejado. Contudo, o teor do que está se escrevendo, não pode ser alterado pela interpretação do leitor. Muitos textos acabam desprendendo a atenção por não estarem conseguindo acionar a imaginação, fazendo com que o leitor perca o interesse.
Existem textos que prendem as pessoas de tal forma, que mesmo após terminar a leitura, voltam para o começo e relêem inúmeras vezes. Essa releitura ocorre, devido a sensação, causada pelo texto à imaginação do leitor ser muito boa. Com a nova leitura, ele estará incorporando novos detalhes aos criados na primeira vez que o texto foi lido.
Essa sensação de bem estar que a leitura causa, quando lemos um bom texto, é o que leva pessoas a serem fãs de livros. Sempre que terminamos a leitura de um bom texto, ou então de um bom livro, sentimos a necessidade de começar a ler outro, ou então reler o mesmo. Isso ocorre devido a forma com que a nossa imaginação trabalha ao estarmos lendo. Com a leitura, nossa mente age de forma bem diferente de quando vemos televisão ou observamos uma fotografia. Nesses casos tudo está devidamente enlatado. Na leitura não há limites para a imaginação.
Ler é mágico, é reflexivo, é criativo. Enfim, é conseguir criar sozinho a linha do tempo e do espaço dentro de nossa imaginação. Através da leitura, conseguimos nos direcionar a lugares distantes, onde nunca tivemos contato, e ainda, conseguir vivenciar a aventura que o texto relata. Podemos enfim, graças a imaginação, nos colocar dentro de uma enorme floresta tropical, onde o ar é extremamente úmido e a sensação de calor é insuportável.
As copas das árvores estão tão altas que mal podemos notar a quantidade de macacos pulando de galho em galho. A densidade da floresta é tamanha que a luz solar mal consegue infiltrar-se. Com isso, aquela trilha estreita e cheia de lama, devido ao grande temporal que caíra na noite passada, deixava o trajeto mais cansativo. Aquele seria um dia muito desgastante.
A nossa imaginação, também pode nos colocar no calor escaldante do deserto, com a areia fina e a brisa quente soprando. Aquela caravana de camelos já caminhava a aproximadamente 20 dias. Até agora, eles não haviam encontrado um oásis para descanso dos animais e, abastecer seus cantis que estavam praticamente vazios. As dunas, muito altas e extremamente unidas, formavam uma trilha, que parecia indicar o caminho a ser seguido. Essa trilha, era a única opção para não utilizar as últimas forças dos animais de forma desnecessária. Então seguir em frente era o único remédio.
Em determinado momento, a força do vento aumenta e uma enorme parede de areia se ergue. A caravana agora, estava perdida em meio a uma tempestade de areia, todos se aproximaram e juntos teriam que esperar calmamente até conseguirem continuar a jornada. Naquele dia, a caravana permaneceu inerte, não havia condições de dar um passo sequer com a certeza da direção que estava sendo seguida.
Na manhã seguinte, o sol brilhava forte e o calor já era intenso, mesmo as sete horas da manhã. Foi então que, um dos líderes da caravana, notou que a tempestade formara devido aos fortes ventos e o deslocamento das dunas, uma nova passagem. Era um corredor estreito, que atravessava as dunas e, ao fundo dava a tão esperada vista de um grandioso oásis. Enfim, os aventureiros estavam a salvos.
A quantidade de possibilidades, que uma leitura nos propõe de imaginar situações adversas, é fantástica. Porém, ao se fechar um livro ou terminar de ler um texto, temos a nítida impressão que pudemos assistir, ao invés de ler o que foi proposto. É como se fosse a criação de um filme pessoal, que jamais será assistido da mesma maneira por outra pessoa.
O gosto pela leitura, proporciona também o desejo de estar criando essa sensação nas pessoas. Esse desejo louco de escrever, para que outros possam criar seu próprio cenário através das palavras, fascina. É divertido saber que novas versões de seus textos irão surgir. Assim, a cada nova leitura, surge um novo mundo, semelhante ao outro, mas ao mesmo tempo tão diferente.
Mesmo quando um texto é lido em voz alta, para um grupo de pessoas, diversas interpretações irão surgir. Sendo assim, tanto aquele que lê, quanto aqueles que escutam, ativarão sua imaginação de forma particular. Pratiquem a leitura, essa forma de viagem é gratuita e muito gratificante. Sua imaginação agradecerá.