A Lenda do Agora e do Presente _ Nunca Ausentes
_Trim!...Triiimmm!...
Toc! Toc! Toc!
_Quem é?
_O Sr. Presente.
_Bom dia Sr. Presente!
_Bom dia meu jovem Agora!
_Sr. Presente, o que desejas comigo neste minuto?
_Preciso que me faças um grande e urgente favor.
_Sr. Presente, neste momento o Agora encontra-se à vossa disposição. O que desejas?
_ Vá agora mesmo à casa do Dr. Ausente e diga-lhe com precisão que preciso falar com ele neste segundo.
(Agora saiu...)
_Dr. Ausente! Dr. Ausente!
_Quem é?
_Sou eu. Agora.
_O que quer nesta hora?
_Trouxe-lhe um recado instantâneo. O Sr. Presente precisa falar com o senhor neste exato segundo. Ele o aguarda já!
_Dá-lhe um recado com a seguinte exatidão:
(Agora chega...)
_"Senhor Presente! O Dr. Ausente encontra-se ausente".
_Prá onde ele foi e quando voltará?
_Ele foi visitar um parente próximo, o vovô Futuro. Ele sempre virá, mas neste momento, aqui presente, ele encontra-se ausente. Está com o seu avô Futuro. Ele nunca deixará de vir. É a única certeza deste avô, perante à todas as incertezas que ele sempre traz. Entendeu
bem Sr. Presente?
_Oh! Meu amado jovem, meu amigo do eterno agora, você é tão jovem, todavia muito sábio. Eu, O senhor Presente, nunca estarei ausente. Eu sou o futuro no amanhã da semente que você plantou ontem, no passado insólito e recôndito...
_Bravo! Parabéns! Sr. Presente! Que árvore frondosa em maravilhas é a vida presente!
_Agora! Como você é um jovem intrépido e persistente, vou contar-lhe um segredo agora mesmo: Eu sou a chave! Eu sou o elo de ligação entre o que plantou e o que irá colher. Por isto are bem o seu terreno com o arado da humildade, atrelado aos bois do reconhecimento. Adube-o com o fertilizante natural da boa vontade. Plante então no latifúndio do seu coração, a semente da esperança, regue com a água da intensa fé, faça sua fotossíntese através do sol da solidariedade. Preste atenção nas mágicas fases da lua da boa intenção e durante o crescimento, jamais descuide dos galhos do perdão. Pode-os sempre, para brotarem, oxalá com mais força.
Destarte, o tronco majestoso de sua sequoia interna _ vitalizado pela seiva de luz que circula em suas veias e entranhas _ crescerá imponente e se transformará numa secular e frondosa árvore.
Regozijar-se-á deveras na sombra dourada da prosperidade, na sombra opalina da paz e saúde, da harmonia, da verdade e da justiça.
_Oh! Sr. Presente! O senhor é um amigo de todas as horas. Obrigado pelo sábio ensinamento ministrado agora. Assim, este seu amigo, o eterno Agora, está feliz. Pois aprendi que a felicidade não tem idade.
Ela chega quando encerramos o passado e iniciamos o futuro no eterno e agora presente. O Presente é um cósmico professor, dinâmico, atuante, nunca ausente.