Dizímo...

Quando os que possuem dúvidas sobre mandamentos, ordenanças do Senhor passar estudar a bíblia na direção do Espírito Santo ela ficará bem clara.E todo tipo de dúvida será esclarecida pelo Espírito Santo.Quanto ao dizimos faço minha essas palavras abençoadas usadas por um irmão:

O dízimo é de ANTES da Lei

Antes da Lei o Dízimo já existia!

Os argumentos mais utilizados contra o ensinamento do dízimo dizem respeito ao seu aspecto legal (dizem que o dízimo é lei, e que a lei foi abolida em Cristo) e da cobrança de alguns pastores às suas ovelhas, inclusive sob ameaças de maldição.

Bem, quanto ao fato de ser “da lei”, e por isso ser estritamente um costume judaico e ter sido abolido pela graça, em Cristo, gosto de pensar o seguinte:

O dízimo é anterior à lei, e até mesmo ao povo judeu. O fato de estar “sistematizado” quando a lei foi entregue a Moisés não significa, necessariamente, que o dízimo tenha sido “criado” pela lei. Seria estranho afirmar que o dízimo é parte da cultura judaica quando ele é mais antigo até mesmo do que o povo judeu. Quando ainda havia somente a promessa de um povo escolhido. E mais, a lei ainda nem havia sido entregue. Logo o dízimo não é da lei, ele foi sistematizado na lei porque já era uma prática comum (Jacó também fala do dízimo) dos servos de Deus.

E mais, se formos pensar bem, por que não se fala também de outras coisas que estão na lei e que ainda continuam valendo? Por exemplo: matar era pecado antes que a lei dissesse que o era ( o caso de Caim é claro); mentir era pecado antes que a lei dissesse (Jacó era conhecido por ser enganador); e o que dizer de Noé, que separa animais puros e impuros para entrar na arca quando ainda não havia a lei que os distinguia? Ou o que dizer dos habitantes de Sodoma e Gomorra, que forma punidos pelos seus pecados antes mesmo que a lei tivesse sido escrita? Assassinato, mentira, homossexualismo e devassidão sexual deixaram de ser pecados após o “fim da lei”?

Na verdade penso que a lei só sistematizou o que já era conhecido,e trouxe orientações quanto a alguns assuntos e cerimoniais que precisavam de esclarecimentos. Portanto, não é a lei que obriga o dízimo, mas o dízimo, que já era existente, é que é sistematizado, quanto ao seu uso e aproveitamento pela lei.

Mas... e hoje? O dízimo ainda é válido?

Penso que na época da graça a coisa muda figura... fica pior!!!

Muitos alegam que, na dispensação da graça, as coisas que estavam na lei foram banidas. Creio que não! O que foi banido foi o peso destruidor da lei. “O fim da lei é Cristo” deve ser entendido como o fim do poder da lei em condenar as pessoas que não a pudessem cumprir... e Jesus ainda “piora” a situação. Senão vejamos:

Adultério só era adultério se fosse feito ali mesmo... na carne, na cama. Jesus diz que “se alguém olhar para uma mulher com INTENÇÃO impura, já adulterou com ela em seu coração”. O que é pior?

Matar só era pecado (pelo menos no entendimento da lei) se houvesse mesmo o assassinato, derramamento de sangue. Jesus vem e diz que “quem proferir um insulto a seu irmão, ou mesmo se irar (alguns dizem que sem motivo) contra ele, estará sujeito a julgamento”. O que é pior?

A lei permitia a vingança... olho por olho... dente por dente... Jesus diz que “a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a esquerda.

A lei diz: “Trazei todos os dízimos à Casa do Tesouro...”, ou seja, bastava ir lá e entregar as primícias de sua renda, de seus bens, ou de seu trabalho. A graça vem e diz: “Cada um contribua segundo tiver proposto no seu coração, NÃO COM TRISTEZA ou POR NECESSIDADE, porque Deus AMA ao que DÁ COM ALEGRIA.” Se é só pra cumprir a lei, não vale nada. Se é só por obrigação, pra ter seu nome bem visto pela igreja, não vale nada. Tem que ter alegria no dar, no entregar das ofertas, no devolver ao Senhor as primícias de tudo o que se ganha.

É por isso que existe a graça. Nós NUNCA seríamos capazes de cumprir a lei.

Há também quem diga que Jesus não falou sobre o assunto. Não é bem assim. Jesus foi claro em Lucas 11.42: “Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas coisas, SEM OMITIR AQUELAS”.

Há ainda por trás de tudo, um PRINCÍPIO. O princípio do sustento da obra de Deus. Quer queiramos ou não, nossas igrejas precisam de dinheiro, os pastores precisam ser mantidos, e isso é bíblico: “Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? Assim ORDENOU também o SENHOR aos que pregam o evangelho, que VIVAM do evangelho” (I Coríntios 9.14)

Creio que o problema está na pilantragem que muitos de nós vemos acontecer no nosso meio. Pastores, bispos e apóstolos vivendo regaladamente, afinal são “filhos do Rei” e comem do bom e do melhor às custas, muitas vezes, de gente pobre, mas fiel a Deus com seus bens.

O que fazer? Parar de entregar o dízimo? Não!!! Quem terá que prestar contas do mau uso do dinheiro entregue a Deus serão esses falsos mestres. Nós damos com alegria, porque o coração atingido pela graça é sempre grato a Deus, e também quer servi-lo com seus bens. Se alguém faz mau uso desses bens, é esse alguém quem terá que se “acertar” com Deus, mas nós estaremos sempre com a boa consciência da gratidão que a graça nos faz ter.

Sei também que muitos gostam de colocar medo nas pessoas, e fazem do “dízimo” uma arma, imprecando maldições a todo momento sobre aqueles que não entregam suas primícias ao Senhor. Muitos desses têm medo de que seu “negócio” feche as portas. Infelizmente é assim que muitos encaram seus ministérios. Outros pregam contra o dízimo, mas estão sempre pedindo uma “oferta para o seu ministério”.

Quero dizer que vc deve pensar muito bem em tudo issoantes de se deixar levar por essa onda anti-dízimo, porque, essa onda é defendida por gente que não ama a obra de Deus, e que pra não contribuir, esmeram-se em buscar detalhes mínimos em contextos duvidosos da Bíblia para defenderem seus argumentos. Não falo de todos, alguns são sinceros em suas convicções, outros realmente têm dúvidas. Bem, Deus sabe o que vai em cada coração.

Finalmente, hoje me sinto feliz em honrar a Deus com as primícias de tudo o que Ele me dá... e sinceramente, ainda acho que é muito pouco!

Então amados, busque a direção de Deus, porque em debates encontrarás o que apoiam seu ponto de vistae outros que o contradirão, mas se buscarmos a direção do Senhor não teremos dúvidas.

Faça um rascunho de sua vida quando eras dizimista e depois que parastes de dar o dízimo. E lá adiante terás que passar esse rascunho a limpo, porque verás o agir de Deus.

Eu sou dizista e tenho orgulho disso, pq devolvo o que é do Senhor com mta alegria. Tem pessoas que pensam que ser dizista é NADAR em dinheiro, eu não concordo.

Medite bem, a obra do Senhor precisa. Ele é dono do ouro e da prata, mas prova a obediencia. Porque juntar tesouros se nossa morada não é aqui.

Então sirvamos ao Senhor, com alegria.Porque breve vem o dia.

Bloquinho da Nay
Enviado por Bloquinho da Nay em 20/04/2010
Reeditado em 20/04/2010
Código do texto: T2208994
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.