Amigos
Um dia me pego enchendo a lata de vinho e filosofando na beira do lago sobre por que nós, meros humanos nos apegamos tão facilmente a algumas pessoas?
Tudo começou com a idéia de procurarmos algo que não temos ou que gostamos em nós mesmos em outras pessoas. Como um gosto em comum, algo que podemos invejar, mas que, ao ver que alguém consegue alcançar seu objetivo, nós temos a vontade de alcançar o mesmo.
Depois descobrimos que também nos estamos procurando, nos outros, algo que nos completa, que nos falta, às vezes a falta de atitude. A necessidade de que a pessoa tenha o que nos falta, mesmo não sentindo falta do que ele faz.
O vinho mostrou que também procuramos pessoas que são conhecidas, assim nós não seremos seres isolados do resto da sociedade, nos apegamos a pessoas que bebem, fumam, ou ás vezes simplesmente são conhecidos no meio do nosso grupo. Queremos apenas ter a mesma importância que eles exercem na vida dos outros, queremos simplesmente que todos notem que nos existimos.
Nossas emoções vão nos guiar atrás das pessoas que podem nos proporcionar uma sensação de segurança, uma sensação de felicidade. Até uma pessoa com um sorriso torto pode mudar todo nosso dia, apenas estar perto dessa pessoa nos da uma sensação de que tudo esta bem, e de que nada pode dar errado e que aquele momento poderia durar para sempre.
Estamos procurando algo que nós de a sensação de que somos queridos, que de algum modo, nossa presença se torne importante, não indispensável, pois, a responsabilidade seria muito alta, e ninguém esta pronto parar ser tudo na vida do outro. Um abraço, um aperto de mão, um olhar mais profundo em nossos olhos, um ombro que nos acolhe nos momentos de tristeza ou um carinho quando estamos no momentos mais carentes.
Nós somos totalmente dependentes de outras pessoas, não importa se aquele cara é chato, ou se aquela amiga sua já fez algo ruim pra você, algumas vezes a amizade consegue ser tão forte, naquele momento, você não acredita que isso poderia acontecer depois você julga que tudo é certo e que você não tem como aceitar as desculpas mais sinceras de alguém por que ela realmente errou. Depois, os dias passam, a saudade volta você senta no sofá e pensa o quanto a presença do seu amigo faz falta. E tudo fica claro novamente, você vê que sua vida não é baseada nele, porém a presença dele faz seus dias se tornarem mais belos, suas manhãs se tornaram mais coloridas, o brilho nos olhos dela quando ele o vê, o sorriso que você consegue tirar do seu amigo nos momentos mais tristes, fazem, não somente ele melhorar de astral, mas fazem você dar aquele sorriso bobo por saber que ele vai dormir melhor. Poucos sabem a força que um sorriso pode ter sobre uma pessoa triste, acreditem, pode mudar tudo.
Descobri que nem sempre a presença faz a amizade ser muito forte. Porém a ligação dos dois pode ser muito mais importante, até pequenas coisas como uma palavra de apoio, um bom dia, um simples olhar pode fazer toda a diferença.
Hoje a amizade virtual é algo muito comum, conhecemos pessoas maravilhosas apenas por alguns “clicks” de distância de qualquer lugar do mundo. Quem não conheceu uma pessoa pela internet e quando menos esperava, ela estava ali, conhecendo os seus segredos mais profundos e sem te julgar pelos seus defeitos ou sua aparência.
Normalmente, amigos online são conhecidos por motivos mais simples possíveis, uma sala de bate papo, um jogo online, um gosto em comum pelo Orkut, pessoas procurando músicos, conhecido de um amigo seu, e por ai vai.
Tem crescido muito a amizade pela internet, você pode ser quem você é fingir ser quem você não é, pode ser tudo, porém apenas quando você é você mesmo é que vai poder descobrir que sua presença tem mais importância do que você imagina.
Não podemos negar que temos o poder de ser quem queremos, porém apenas a vontade nos leva a isso. Sempre acredite no seu potencial, sempre lembre que o individuo é importante, porém quando você aprender que não se existe sem o outro, quando você perceber que quando você tem pessoas a sua volta, que gostam de você pelo o que você é jamais pelo o que você tem. Você vera que a amizade verdadeira tem o poder de curar todas as feridas. Comece a procurar no olhar dos seus amigos o estado de espírito e com o tempo você vai descobrir apenas pelo olhar, uma palavra ao telefone ou um jeito diferente que tem algo acontecendo.
O mundo nos educa a sempre se virar sozinho, não demonstrar nosso sentimentos, sermos uma rocha, e sofrer sozinho nossos medos, nossos pesadelos e nossos problemas devem ser resolvidos sozinhos, jamais passou pelas nossas cabeças que nosso maior erro foi achar que a existência desses problemas foram feitos para serem resolvidos sozinhos.
Quando tudo fica mais pesado, nossos olhos estão cansados de chorar lágrimas que não querem mais sair, quando nossos ombros se sentem tão pesados que parece que temos o mundo todo sobre nossas costas, e que apenas nos podemos segurar isso. Nessas horas que você deve lembrar que às vezes nossas costas são pequenas demais para um mundo como esse, e nossos amigos estarão ali, esperando apenas você dizer que precisa de ajuda, pois seus ombros não suportarão mais a dor de estar sozinho.
O próprio espírito pede ajuda, porém o corpo diz que não precisa. Use seu coração e entenda que nesse mundo, temos que nos unir com as pessoas que gostam de nós. Temos que estar do lado deles do mesmo modo que eles estendem as mãos deles para nos levantar, nos temos que estender nossas mãos não apenas por retribuir a ajuda, mas para mostrar que estaremos ali, sempre que ele precisar.
Um velho sábio me falou uma vez uma belíssima frase, que dizia assim:
-- “Meu jovem, jamais se esqueça desse ensinamento milenar, quando a bebida entra, a verdade sai.”
Porém é a mais pura verdade, enquanto estava filosofando com meus amigos enquanto encarávamos algumas garrafas de vinho, alguns foram mostrando que os sentimentos que eles tinham entre si não eram apenas de um colega de trabalho ou um mero conhecido. Viramos uma família, fomos descobrindo que uma pessoa pode amar a outra, não com o contexto de amar platônico ou amor homem e mulher, mas o amor de irmão, o sentimento que é criado por nós mesmos, que mostra que amar não é nada mais de um gesto de mostrar que a amizade ultrapassou as expectativas que jamais foram esperadas.
Descobri que alguns amigos tinham conquistado o meu amor, foram se transformando em uma parte de meu ser e que eu não iria conseguir viver sem a presença deles. Descobri que sou uma peça importante na vida deles, do mesmo modo que eles tão uma das peças mais importantes em meu jogo de xadrez.
Descobri que é possível amar um amigo, um irmão, uma pessoa pelo o que ela é entendendo que ela também tem defeitos como todo mundo, porém ela também vai demonstrar o amor que sente por você, mostrando que esse sentimento puro lhe trará a sensação mais intensa de amizade que você um dia ira ter.
Não reprima o que sente pelos seus amigos, entes queridos, às vezes tanto você quanto ele tem medo da reação do outro, e o sentimento dos dois vão se tornando em uma preocupação. Dizer o quanto a amizade de alguém é importante para você é tão difícil quanto ouvir que alguém lhe quer bem e que sua presença faz com que o dia dele ganhe uma vida que você jamais imaginou.
Todos nós temos um valor importante na vida de alguém, apenas não podemos deixar de enxergar as pessoas que estão em nossa volta, às pessoas ainda tem medo de demonstrar seus sentimentos, e isso é exatamente o que nos impede sermos mais felizes.
Depois de um longo texto você deve estar perguntando se algum dia eu senti isso ou estou apenas transmitindo sobre uma idéia magnífica sobre uma amizade inexistente?
Sim, eu encontrei pelos meus poucos anos de vida e muitos cabelos brancos que realmente isso existe, descobri em alguns amigos a verdadeira amizade, demorei 15 anos pra descobrir como a amizade verdadeira é algo incomparável, que o amor de um amigo não chega aos pés de apenas uma amizade. Meus amigos se mostraram mais importantes do que eu jamais poderia imaginar, alguns, infelizmente eu demorei a perceber que eles estavam ali, do meu lado, me olhando, e meus olhos não foram bons o bastante para olhar nos olhos deles e enxergar o brilho que havia neles.
Chorei ao perder alguns e de não ter dito o quanto eles eram importantes pra mim, aprendi que o pior não é perder alguém que se ama, e sim perder alguém sem jamais ter dito o quanto ele era importante para você, o que fará você pensar o quanto você perdeu, o quanto sua amizade poderia ter sido intensa, o quanto seria bom poder contar com os conselhos dele, sabendo que você realmente o admira, é quando você olha pra ele e diz o quanto, graças a ele, você cresceu e se tornou o que você é agora.
Jamais deixe pra dizer, para expor seus sentimentos sobre alguém, o tempo pode curar feridas, mais jamais poderá trazer quem você ama de volta. Sabem aqueles amigos que você olha e pensa, seu dia pode ter sido o pior do ano, mas a presença deles faz seu dia ganhar uma nova vida? Que você, só de estar perto dessa pessoa, sente uma sensação boa que lhe faz esquecer todos seus problemas, que naquele momento você sente algo estranho, uma sensação de conforto. Acredite essas pessoas jamais vão esperar de você um obrigado, ou qualquer coisa outra, eles vão esperar apenas você, ali, fazendo aquele momento com ele algo melhor a cada dia que vocês estão juntos.
Jamais deixe de dizer o quanto alguém é importante pra você, quando for tarde demais, você vai se arrepender pelo resto da vida.
Escrito pro Pedro Henrique Mendes Hilário
30 de abril de 2009
Comentários são bem vindos.