Saudade

Sabia que a palavra saudade não tem tradução exata para outras línguas?

Nenhuma expressão é tão forte quanto 'saudade'. A tradução que você está pensando e discordando de mim é sentir falta. O que, se você pensar bem, é diferente de sentir saudades.

Por exemplo, quando eu digo que 'sinto sua falta' é muito diferente de dizer que 'sinto saudades'. É tão diferente que nem nós mesmos conseguimos traduzi-la para outra expressão.

Saudade não é apenas sentir falta de alguém ou alguma coisa que não está ali. Vai bem além disso. É como querer novamente de uma forma igual a que já se teve. Do mesmo jeito. Sem mudança alguma.

É um sentimento muito egoísta, porque exige uma mesma forma para tudo... O ideal do momento. E aquele momento jamais voltará.

Nenhuma vivência volta. A não ser na lembrança. E, mesmo na lembrança, elas são difusas e tem a nossa interpretação. Não é o mesmo viver cada segundo de uma amizade e lembrar-se daquela amizade.

Esse é o grande abismo entre 'sentir falta' e 'ter saudades'. A falta admite a lembrança; a saudade não.

Por isso conviver com a lembrança de algo que já foi e se quer de volta é quase impossível.

Sentir saudade é quase insuportável.

É amar alguém que não está ali. Amar de uma forma inflexível e que não admite outro modo de amor que não seja o próximo.

Olhar para o passado e não conseguir sorrir. Mas não porque ele não foi bom, e sim porque é impossível ter o que se quer: reviver.

A saudade é doentia.

Ela é inflexível, incorrigível, invencível e incomensurável.

Ela existe em todos os seres humanos, mas somente um idioma a reconhece. Reconhece o abismo entre a saudade e a falta. Ou mesmo a linha tênue.

Mas por quê?

Simples. Nenhum ser humano admite ser fraco o bastante para sentir saudade. Nenhum de nós é capaz de sobreviver bem a isso.

Ninguém é forte o bastante para sentir saudades.

Só porque é como amar o vento. Algo que existe ou existiu mas que não podemos ter.

Por isso, ninguém é forte o suficiente para sobreviver com a falta que tem a Saudade.

Débora Dias
Enviado por Débora Dias em 05/04/2010
Código do texto: T2178840
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.