Os catadores de lixo...

Eles não roubam...

Mas trabalham naquilo que ninguém quer...

O poder público gasta milhões nos salários de servidores omissos que dizem que trabalham em prol da infância, como garantir infância sem o direito básico da alimentação? Pedem que denunciemos as crianças no lixão, mas ninguém pede para que mudemos essa realidade, por quê?

Tirar eles desse trabalho é fácil, basta usar a lei, prender seus pais, coloca-los em abrigos, onde o amor não impera, onde são judiados e ficam longe dos seus.

Mas se é isso o que significa socorrer, não socorrei! Por quê? Acredito diferente acho que é preciso identificá-los, criar postos de trabalho para atender os pais, creches para atender os filhos pequenos, escolas com turno integral para os maiores, criar condições básicas de vida, como: saneamento, moradia, educação,..., mas como fazer o que é certo quando todo (ou a maior parte dele) o dinheiro de nossos impostos vão para meias, cuecas, bolsas, propinas, para aposentadorias de corruptos de todas as esferas do poder público?

Ouvi certa vez uma história de um homem que amava os animais, que vendo uma carroça subir uma ladeira carregada de papelões, logo se armou de argumentos para falar com aquele desalmado que maltratava os animais, quando chegou viu que quem puxava a carroça era um homem – será onde ficaram seus argumentos diante daquela realidade, uma vez que ele se calou e nada disse ou fez?

Os catadores são gente, que a gente não vê, não ouve, não dá água quando passam, que a gente não conversa, não conhece a vida, não sabe quem é!

Pois eu lhes digo os catadores de lixo são nossos irmãos, que diante das dificuldades da vida, não desistiram, não foram roubar, matar, mas que estão trabalhando, coisa que o poder público faz pouco!

Antes de denunciar, é preciso saber quais as medidas para mudar essa realidade, sem destruir famílias, sem separar os filhos de seus pais, sem prender aqueles que só encontraram no lixo o sustento da vida.

Para esses: prisão, separação, abandono, cadê você justiça, onde está que não os vê?

Obs.: Falo porque conheço muito desses irmãos, que sustentam lares, que brigam para manter os filhos na escola, que pagam suas contas e carregam suas dores, gostaria que alguém antes de falar de qualquer realidade fosse primeiro conhecê-la. Pois a ignorância faz mais estragos que qualquer outra coisa.