Genialidades e tragédias

Assisti parte de um documentário sobre gênios que morreram na loucura e/ou se suicidaram. Chama-se "Dangerous Knowledge" (Sabedoria Perigosa). Não assisti todo, confesso, porque fala muito de matemática e suas teorias, e isso é tão claro pra mim quando a floresta amazônica à meia-noite.

Refleti um pouco sobre como é perigoso você saber demais. Não acho que seja brincar de ser deus, em parte por ser ateu e em parte por acreditar que os humanos, naturalmente, são sedentos pela sabedoria. Procurar respostas para questões julgadas impossíveis é um desafio para poucos, e para esses poucos geralmente tudo acaba mal.

Mas, expandindo a todas as áreas, podemos notar que é muito normal que escritores renomados, artistas geniais e filósofos famosos sejam, de certa forma, depressivos. Talvez 'depressivos' não seja a palavra certa, e sim 'desiludidos'. Saber demais deixa tudo menos mágico, ou é apenas o olhar que dirigimos às coisas que não permite observarmos a beleza da existência?

Tenho que admitir, "a ignorância é uma bênção".

Rafael Leon
Enviado por Rafael Leon em 29/03/2010
Código do texto: T2164896
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.