O dever...

O dever é a obrigação moral do ser diante de si mesmo em primeiro lugar e diante do próximo.

Há o dever perante as profissões, perante Deus, perante o próximo e perante os nossos sentimentos.

E é sobre este dever perante nossos sentimentos que quero falar cujas únicas testemunhas são: a nossa consciência e Deus!

O homem que consegue vencer e cumprir com seu dever é um vitorioso, mas onde começa esse dever e onde termina?

_ No momento exato em que ameaça a tranqüilidade e a felicidade de nosso irmão (próximo) e termina no limite em que não desejaria que ninguém ultrapassasse em relação a nós.

Pensemos no que nos propõe essa novela das oito, onde um irmão ama a mulher do outro e lhe deseja a posse, como fica o nosso dever com relação a situações semelhantes a essa? Posso ferir o outro em seus mais sinceros sentimentos? Posso me interpor na relação do outro? Mas e os meus sentimentos? Pensemos nisso... Prestemos atenção as mensagens, pensemos, busquemos a Deus através da oração e da vigilância constante.

Lembremos: “Amai os vossos inimigos, fazei o bem àqueles que vos odeiam e orai por aqueles que vos perseguem e que vos caluniam; porque se não amais senão aqueles que vos amam, que recompensa com isso tereis? Os publicanos não o fazem também?...” (São Mateus – Cap. 5, v: 44 e outros).