As lágrimas na vida - Saibamos escolher
Na vida nos deparamos com muitos momentos que nos fazem derramar lágrimas. Lágrimas são pequenas gotículas que desabrocham de um orifício minúsculo dos nossos olhos. Às vezes, demoram horas caindo ou, pouquíssimo tempo. O tempo, esse é determinado por um comando produzido por nosso cérebro. Através de impulsos acontece uma reação. Os impulsos podem ser lembranças, acontecimentos imediatos que são distinguidos entre alegria ou tristeza e a reação é o chorar. Então, chorar por determinado tempo ou num desses campos depende de nós. Saibamos escolher.
Acho que na vida passamos mais momentos derramando lágrimas no campo da tristeza. Tristeza por estamos sós, por termos errado, por termos nos machucado ou a alguém, por estarmos vivendo algum tipo de necessidade. Talvez o que mais angustie seja a nossa incompreensão. Perguntamos-nos: Por que estamos passando por isso? E a resposta não é imediata e se sim, entramos em confusão: Será que é isso mesmo? E se a resposta é: Isso acontece porque você provocou. Aí, é mais um tempão pra entender: Não! Eu não provoquei isso. Foi tal pessoa. E se ainda admitirmos, um mister intrigante acontece: Ah! É que eu sou assim mesmo e nunca vou mudar. Daí, essa grande incompreensão nos leva a passarmos horas chorando. Já prestarão atenção?
Descobrir que somos egoístas, mesquinhos, carinhosos demais, avarentos, mão aberta, gulosos, dorminhocos, brincalhões, preguiçosos, lentos, rápidos demais, protetores demais ou de menos é por vezes gritante e, descobrirmos por outras pessoas é mais ainda. Levamos muito tempo pra acreditar que temos determinadas características. Mas é necessário reconhecermos tal fato, encarando isso como uma ponte para chegarmos a um futuro com menos lágrimas de dor.
Pelo caminho encontramos muitas pedras que se observarmos são nossas ou de outras pessoas, às vezes reclamamos das pedras dos outros que estão nos incomodando e esquecemos que as nossas também incomodam. Essas, não estão por acaso em nossa frente. Entendermos que elas são importantes leva um tempinho e custam-nos mais lágrimas. Ainda em nossa grande cegueira, deixamo-nos cair e até se acomodar ali no chão, talvez por medo de sentir a dor novamente e lágrimas brotarem. Porém, quando virmos que outros passaram na nossa frente nessa caminhada, começamos a chorar novamente porque nos falta força pra seguir também.
Na verdade, depois de muito sentirmos dor e chorarmos veremos que só depende de nós criarmos a força que irá nos alçar e ter peito pra enfrentar nossas pedras. E se começarem os misteres de interrogações, acredite, realmente somos responsáveis por nossas dores. Mas, não tema! Encare isso como uma realidade. Levante, tome o norte e use suas características como ponte. São dificultosas? Transforme em força de vontade. Busque em teu mais profundo a luz que alumiará e o pó que ativará a reação química, assim tudo vai se transformando. É uma reação demorada, mas que terá resultado.
Seja forte! Outras pessoas estão passando pelo mesmo processo. Todos os dias alguém resolve acordar, dizer e fazer: Hoje eu vou me melhorar. E sim, vai. Se você machucou, peça perdão. Se você comeu demais, diminua um pouco. Se dorme demais ou a preguiça te deixa quase inerte, levanta-te molha o rosto e faz uma caminhada, assim irás sentir um pouco de força. Se proteges demais, abre um pouco a mão; as coisas um dia se quebram ou se estragam, então não tenha medo de emprestar a quem precisa, e pessoas nasceram livres, não pertencem a ninguém, a qualquer momento elas decidem coisas, mudam os planos, se apaixonam por outras. Seja corajoso!
Achar que melhorar suas características o torna uma pessoa ultrapassada ou não condiz com o que a sociedade emprega. Creia, você está fazendo o melhor por você. E aqueles que o criticou logo, logo verão que essa é a melhor opção a se fazer. Nunca estarás só, pois os verdadeiros amigos e amantes te apoiarão porque querem ver o teu melhor, o teu belo sorriso no rosto. Siga em frente!
Seguindo em frente, observa que tua força irá aumentar e teus olhos irão cada vez mais enxergar mais e mais pedras, mas eles verão ainda mais que você está preparado para pular todas as barreiras. Teu coração não te abandonará, nele a raiz do esclarecimento está mais profunda. Descobrirás novas características suas, umas ruins e outras muito boas. Pois é o que você está transformando. Nesse instante, perceba que menos lágrimas de dor cairão de teus olhos.
Quando chegar nesse estágio da vida, ficarás tão feliz pelas vitórias alcançadas que escolherás sempre chorar de alegria. Então, produzirás as melhores lembranças e as dores imediatas não serão mais um grande monstro que te dominará. Teus impulsos serão mais sutis e o choro, aquela reação, será bem mais diferente derramando um mar de bondade e de força. Compreenderás todas as dores que te dominaram e agora tudo estará mais depurado. A escolha de lágrimas na vida é sempre nossa. O tempo somos nós que determinamos. De dor ou a alegria é imposição nossa. Saibamos escolher.
(17/03/10)