QUE INTELIGÊNCIA É ESSA?

Que descortina os cenários que impressionam os nossos olhos!

Em pleno século vinte e um o Homem avança pela ciência tecnológica e acredita globalizar o conhecimento , os povos, as nações.

Todavia algo nos grita aos olhos: a humanidade passa por momentos difíceis.

Nem três meses do início do ano e as incontáveis tragédias naturais nos assolam e desesperam o mundo, das quais os tremores do Haiti e do Chile mais nos remontaram às cenas de real terror.

Embora a tecnologia esteja ao alcance ilimitado da "inteligência" humana, paradoxalmente o homem sucumbe ao seu meio.

Fossem apenas as revoltas do planeta em tempos mais remotos e decerto que nos conformaríamos com as fatalidades acreditando que os castigos seriam mandados pelos inúmeros "deuses".

Porém, hoje sabemos que o meio responde às ações do Homem.

E paralelamente às dificuldades inerentes à sustentabilidade do planeta, as cenas que nos chegam aos olhos trazidas pelas mídias do mundo inteiro chocam o mais insensível dos pensamentos: a Humanidade se degrada em escala acelerada.

Ontem as cenas vindas da Nigéria via televisão chocaram, agrediram dilaceraram os corações e as mentes do mundo.

Pirâmides de corpos humanos amontoados depois dum massacre inacreditável, amontoados de pessoas reduzidas à sucata! O motivo eu me pergunto.Religioso, político, social? Eu não sei.

Eu não sei que tipo de fundamentalismo bárbaro leva a humanidade a produzir cenas como aquelas, dignas dum "Óscar" de terror e insanidade, que cineasta algum conseguiria reproduzir com tanto surrealismo!

A réplica dos holocaustos produzidos pelo Homem, a olhos vistos, nas ruas da nossa triste História.

Tempos de horror. Tempos de dor.

Líderes do mundo se reúnem sistematicamente em nome dos direitos humanos, e paradoxalmente a humanidade se defronta com o que nos foi mostrado ontem.

Às vezes me pergunto o porquê de tantas frentes contra o jornalismo e a liberdade de imprensa, essa que inclusive se delineia entre nós. Fácil de se responder.

Seria mais cauteloso para todas as lideranças mundiais que se privasse as pessoas dos cenários produzidos pela insensatez e TOTAL ineficiência do Homem e portanto que se bloqueasse o bom senso do resquício do pensamento, para que se produzisse homens- máquinas para se comandar!

Dia desses a Folha de São Paulo nos trazia duas manchetes colocadas lado a lado na folha de rosto do jornal: Uma falava sobre a tragédia do Chile, outra nos dava notícias do andamento da nossa futura eleição.

Muito bem, achei uma formatação jornalística muito holística embora acredite que foi apenas uma mera coincidência.

Mas não pude deixar de pensar:"Há várias maneiras de se fazer terremotos!". E realmente há. Há abalos "plantados" que não se sente no primeiro momento. Revelam-se apenas no decorrer da HISTÓRIA.

Sinto que o Homem do século vinte e um é o mesmo Homem de sempre, apenas trocou a maquiagem para algo futurístico, e nessa plateia de horrores eu não queria ter assento reservado.

O mundo, o mesmo de sempre...*"um museu de grandes novidades"

Esse bárbaro show da Humanidade, que paradoxalmente sucumbe às suas próprias mãos, na falsa crença de que tem todos os controles ao alcance digital.

O todo poderoso Homem...o eterno lobo de si mesmo.

* Citação da poesia de Cazuza.