Sê tolerante contigo

Quando olhares pra trás e veres os erros que cometeste... As escolhas ruins feitas. Coisas que não entendias e agora entendes, e que por não as entenderes não as aceitavas...

Não te sintas mal. Não tinhas como saber naquela época. Agora sabes porque aprendeste, com a vivência.

Se tivesses de enfrentar hoje a mesma situação daquela época, farias algo diferente?

Claro. Porque hoje entendes o que não entendias naquela vez. Mesmo se pudesses voltar no tempo, pensando em consertar... Continuando com a cabeça que tinhas, agirias exatamente da mesma forma como agiste. Fizeste o que achavas que devias fazer, mesmo que hoje já não concordes com isso.

Não te culpes. Não podes querer que naquela época tivesses a mesma cabeça que tens hoje. Até porque se isso fosse possível, significaria que não cresceste nada ao longo dos anos.

Do mesmo modo, não tens como querer que hoje tenhas a mesma cabeça que terás daqui a dez anos.

Por isso aprende a ser tolerante contigo mesmo. Vais cometer erros dos quais te arrependerás mais tarde. Certas coisas não entendes agora, só quando fores mais velho.

O que estou falando não é resignação do tipo "eu fiz o melhor" só para ter a sensação de dever cumprido. É simplesmente se olhar de fora e não se condenar, como eu não condenaria uma pessoa por algo do qual ela não tem consciência.

Voo do Corvo
Enviado por Voo do Corvo em 06/03/2010
Código do texto: T2123540
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.