DEMOCRACIA

DEMOCRACIA

Democracia palavra fácil de pronunciar e difícil de honrá-la. E nós simples latinos americanos herdeiros de colonizadores que nos empreenderam suas culturas que vão a interesses, jamais suspeitados até hoje por nós. No caso do Brasil agrava-se a pratica desta palavra uma vez que fomos colonizados por portugueses conhecidamente ainda hoje na Europa de super-burocráticos e junto com a Grécia e os Orientais, fazem parte dos primos pobres da Europa. Se estes dois primeiros países foram potencias mundiais e hoje precisam de ajuda da Comunidade Européia era para nós pelo menos ter a desconfiança que no passado houvesse algo de errado em seus modos operante com reflexo até hoje.

As causas da falta de Democracia no Brasil, são múltiplas, só para exemplificar a nossa independência já foi um ato de burocracia familiar quando o Rei Dom João ordenou a seu filho que proclamasse independência de Portugal sem que o povo na verdade a pedisse. Ao contrario da maioria dos países latinos aqui não foi derramada, sequer uma gota de sangue, portanto “Se é para a felicidade de meu pai que fugiu do anão Frances e voltou com a garantia dos ingleses diga ao povo que eu fico” E ficamos acumulando conceitos ultrapassados até o dia de hoje. A democracia só se constrói com luta.

O Brasil país de dimensão continental não se aplica nenhum sistema importado. Sem uma cultura forte vivemos a mercês de aculturados Militares e Políticos filhos de abastados mal intencionados. As poucas mentes brilhantes que surgiram, em suas maiorias, foram destruídas com voraz intenção débil motivados por propósitos ocultos. Tiradentes, Rui Barbosa, Barão de Mauá, Juscelino Kubitscheck, Janio Quadros, Carlos Lacerda, Castello Branco, Ulisses Guimarães, Roberto Campos, Paulo Maluf, Fernando Collor (Este com visão de modernidade e posição de estadista), e no campo empresarial então os absurdos são de grande monta. Dois crimes foram praticados recentemente contra uma empresa Nacional chamada Engesa e a Varig. Ainda hoje outras empresas também são diariamente excluídas do processo democrático da iniciativa privada por representantes dito do povo, mas que na verdade estão a serviço de empresas incompetentes e que precisão da mãozinha boba e servil dos políticos corruptos.

A maior publicidade de uma nação é a representação de seus produtos nas prateleiras do mercado internacional. Enganam-se quem achar que O Brasil será reconhecido no exterior pelo seu futebol ou pelo nosso presidente que acredita que é o cara, (Não tem nem noção de que lá fora somos ridicularizados entre outras por ser o único país do mundo que tem o juro tabelado e petrificado em sua constituição) e apontado como o cara idiota de um país eternamente doente da síndrome sempre do futuro.

As grandezas do Brasil resumiram-se as suas potencialidades materiais e deu povo miscigenado, além é claro de um mercado enorme para produtos estrangeiros que não temos capacidade de produzir, pôr incompetências de nossos dirigentes. Mas o que tem haver Democracia com estes fatos, simplesmente por que isto exposto é o leque das causas antidemocráticas que infestam e infectam todos os segmentos da sociedade.

Na Justiça, por exemplo, é um absurdo a sua dependência ao executivo e a submissão ao executivo ao ponto do presidente desta instituição depois de julgar, prevaricar e induzir e julgar favorável a diversos processos a favor do executivo. Ao aposentar-se em vez de ir plantar batatas, foi convidada a ser Ministro de Defesa (Ao receber o convite deveria o aculturado também ministro se sentir desmoralizado mas não fez, pois o manjar dos deuses ainda iria continuar o tamanho de sua pança um pouco mais além de se caracterizar de um ato no mínimo sem ética, confundindo bombordo a estibordo, ejetar de abortar e não sabe diferenciar de artilharia a infantaria. Onde os ricos têm um tratamento diferenciado em relação aos pobres, os tribunais arbitrais são olhados com desprezo, a justiça do trabalho uma brincadeira de apequenados.

Na aposentadoria fruto de um trabalho de uma vida, é desconsiderado pelos mandatários do poder através da redução de seus proventos de forma inconstitucional. Sem ter a quem recorrer resta ao idoso e aposentado morrer a míngua sem uma instituição vir acudi-lo.

O Pacto Federativo foi rasgado, cuspido goela abaixo dos governantes estaduais. Os atos antidemocráticos são vistos em toda a relação com federação sem que ninguém ouse dizer simplesmente cadê a Democracia. Os estados não têm direito de sequer ter um banco estatal mesmo que este venha falir é um direito democrático de seu povo aprender com os erros.

Os estados foram seqüestrados todos os seus patrimônios deliberadamente com o propósito único de manter a dependência a federação. Tudo tem que vir do desgoverno federal.

Os direitos civis são inacreditavelmente controlado através da federação é CPF, PIS, PASEP, FGTS, Titulo de Eleitor (Alias com o voto obrigatório), Certificado de Reservista e o infeliz ato declaratório do Imposto de renda. O pior é que ninguém mais se incomoda. A União finge que cobra os impostos e devolve em serviços públicos e o Cidadão finge que paga os impostos e aceita os serviços públicos que não pediu e não quer, como recebido é um pais do faz de conta.

O sulista é roubado pelos nordestinos (Através dos loucos planos de assistência social), mas ganha dinheiro com os dos sudeste que acha bonito o nativismo do povo do Norte que aceita os desmandos do Planalto Central. São vários pesos e diversas medidas para agradar e acomodar diversos interesses. Não há Democracia, isto é democratismo conforme cita Dr. Jorge Ernesto Geisel.

Criticar é fácil apontar pelo menos uma direção é trabalho de semideuses, que só virá a partir do seio do povo, após uma expressiva manifestação de dor, sangue e convulsão nacional e não falta muito para que isto ocorra, pois embora iremos sediar a Copa do Mundo, as Olimpíadas e emprestamos dinheiro ao FMI, ainda não conseguimos impor a ordem democrática na maioria das cidades Brasileiras, onde a milícia esta presente vendendo serviços públicos e o estado acovardado, impotente e incompetente para combater o tráfico armado até os dentes.

Que Nação é esta, que temos o cara sem cara de encarar a Democracia com o respeito que esta lhe acolheu (Se governa através de atos provisórios). Que nação é esta onde o Pacto Federativo é estuprado a todo instante. Que estado de direito é este, se as leis podem pegar ou não. Que cidadania é esta, onde a Democracia é pregada, mas não praticada.

Democracia é o estado de direito que respeita primeiro a Lei Fundamental (Constituição), o Pacto Federativo (Efeito do acordo contratual dos livres através do reconhecimento de uma constituição após o referendo), os Direitos Civis. (Causa da constituição)

Democracia não é sinônimo de Burocracia é a liberdade das: Iniciativas Privada, o respeito aos Direitos Civis e a garantia eterna da Liberdade de expressão.

Democracia não é uma brincadeira de faculdade é o Império das leis.

Democratismo sim é ambiente natural dos aculturados e apequenados, o que hoje infelizmente vivemos.

Democracia no Brasil só acontecerá quando primeiro todos os Brasileiros passarem pelos bancos escolares e passarem de ano por seus merecimentos e tiver orgulho disto (Ao contrário do cara). Ser Democrata é pregar e praticar um peso e uma medida para todos nós sem exceções.

Agenor Candido Gomes - 25 de Fevereiro de 2010