Fases da Vida

Estamos sempre passando por alguns desafios durante a vida, e algumas vezes, aparecem alguns desafios que nos fazem pensar. São algumas fases que nos exigem todas as forças...

É como se estivéssemos atravessando uma floresta e do nada aparece um ponte a nossa frente. Uma ponte bamba, bem fina, que não mostra nenhum sinal de firmeza. Logo de cara a gente se assusta, e tenta olhar para trás, para o passado, mas ele está escuro, não há como voltar para a floresta, ou não há como voltar no tempo, para corrigir o caminho que tomamos e assim, talvez não chegar a essa ponte. Então, como susto da ponte repentina, ou da dor repentina, a gente senta e chora. Mas mesmo chorando a ponto não apresenta nenhuma reação ou nenhum sinal de que vai mudar. Apenas continua ali, bambeando e rangendo de um lado para o outro vagarosamente.

Olhamos para trás novamente, e tudo continua escuro. Mas você pára e ouve o que vem da escuridão. É a voz da Experiência. Ouvimos tudo o que já passamos, outras problemas que já foram superados, todas as alegrias, as tristezas, os amigos, os valores, tudo isso é dito pela escuridão. Então a experiência vem e mostra tudo o que você já passou. Mostra que você é mais do que aquilo tudo e então faz uma reforma na ponte a sua frente. A deixa mais firme e coloca cordas guia dos lados.

Então, quando já temos uma ponte mais segura e as nossas experiências dando força, nos levantamos e colocamos a mão em nosso problema ou na ponte. Mas ainda falta superar o medo de altura, ou o medo de errar em nossas decisões a partir daqui. Nossa experiência mostra que passado não foi em vão, mas não nos mostra como prever o futuro, prever o que vai acontecer ao tomar essa decisão, e é nessas horas que temos que ter fé. Seja em sua religião ou em você mesmo, mas temos que nos apegar a algo que está ali, do outro lado da ponte, na continuação da floresta da vida.

Colocamos o primeiro pé na ponte e então caminhamos, sem olhar para baixo, nos focando no que está por vir. A experiência nos apoiando, ao lado, até que depois do que pareciam séculos, pisamos em terra firme. Damos mais alguns passos para ter certeza, e então, instintivamente olhamos para trás em busca da ponte, mas ela já se juntou ao passado escuro de antes.

Sempre achamos que os novos problemas são maiores que os anteriores, mas não é verdade. Cada problema é difícil para aquele momento em que você está. Tudo o que passamos, todas as pontes que conseguimos superar, nos serve como experiência para as próximas pontes. Nossos amigos, família, valores, tudo, tudo ajuda nessas horas.

Algumas vezes é mais difícil ultrapassar esses desafios, principalmente quando não temos uma base para isso (quando temos menos convivência com nossos pais, por exemplo), mas nunca é impossível.

Obs: Este texto faz parte de um posto do meu blog www.artedepensar.com.br. Se quiserem acessá-lo também, não tem problema! ahaha!