Recomeçar

Hoje vi no trem um rapaz jovem com dois filhos a pedir ajuda. Ele é uma das vítimas da tragédia ocorrida em Ilha Grande-RJ, nesta virada de ano. Precisava completar o dinheiro para comprar um fogão usado e um botijão de gás para alimentar os 12 filhos.

Recomeçar ... Este foi o verbo usado por este jovem para solicitar que as pessoas se valessem de sentimentos como compaixão, piedade, solidariedade para com a família dele.

Quantas vezes reclamamos das dificuldades mínimas com que nos defrontamos? Quantas vezes temos coragem de pedir ajuda para recomeçar?

Somos realmente seres abençoados... A vida nos dá todos os meios de sobrevivência e não sabemos aproveitar. Muitas vezes não queremos fazer uso deles!! É mais fácil esperar...

Esperar que alguém tenha pena de nós, esperar que Deus olhe por nós, enviando ajuda seja de que forma for.

Somos responsáveis por nós mesmos. As rédeas de nossas vidas estão em nossas mãos, mas insistimos em deixa-las ao acaso ou para quem quiser conduzi-las.

Por que insistimos no desperdício? Sim, desperdiçamos tempo, comida, água, oportunidades... Desperdiçamos oportunidades de crescimento, de auxílio, de trabalho no bem, de doação, de amar. Não falo de amor carnal, mas de amor ao próximo.

Aquele homem não está desperdiçando a oportunidade de reconstruir, por seus esforços, o futuro de sua família. Com confiança em Deus e no sucesso de suas ações, segue vendendo suas balas com um sorriso um tanto triste mas carinhoso para todo aquele que puder lhe ajudar.

E mostra aos filhos que com fé em Deus, na vida e com disposição sempre será tempo de recomeçar.

fevereiro/2010