Reflexão sobre amizade

A amizade é algo tão inexplicável, intenso, verdadeiro e inesgotável. Nessa viagem que chamamos de vida, pessoas entram e saem constantemente, algumas nos acompanham apenas até a próxima estação, outras permanecem por várias e tem aquelas que ficam conosco até o final.

A verdadeira amizade não se abala com o tempo e a distância, podemos ficar sem ver os nossos amigos por anos, mas no reencontro parece que conversamos na semana passada. A mágoa e o ressentimento também não separam verdadeiros amigos, pois sabemos que como serem humanos podemos errar e o perdão é a forma mais bela de se comprovar a existência do afeto.

No caminho aparecem também aqueles que se dizem amigos, mas na primeira prova já falham. Como diz o sábio: “O falso amigo é como o sol, se esconde nos dias chuvosos”, o mundo está repleto de pessoas assim, infelizmente não existe um manual de como escolher os amigos, mas a vida e o tempo aos poucos nos mostram as verdadeiras faces, pois não há mascaras que perdurem por toda eternidade.

Para cultivar uma amizade precisamos compreender que a vida muda, os seres humanos mudam, somos passíveis aos erros e as vezes precisamos ceder em prol de nossos amigos. Por isso, cultive ao máximo esse tesouro que Deus nos deu.

Toda forma de amizade vale a pena: entre pais e filhos, esposas e maridos, irmãos, companheiros de escola, trabalho e aquelas que inexplicavelmente aparecem em nossas vidas.

Erika Diamantino Mota
Enviado por Erika Diamantino Mota em 31/01/2010
Reeditado em 31/01/2010
Código do texto: T2062059
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.