ILUSÃO DE INFERIORIDADE
"Toda cultura tem seu ponto fraco, assim como toda sociedade dentro de cada cultura. Da mesma forma encontramos tais frágeis pontos em todo grupo de toda e qualquer sociedade, até esbarrarmos nos pontos fracos de cada indivíduo.
Olhar para o próximo identificando nele suas partes vulneráveis, e classificá-lo de acordo com nosso ponto de vista como “inferior”, nada mais é que ilusão de ótica. É o esquecimento da verdade irrevogável que é a nossa própria imperfeição. Verdade essa, que normalmente nos lembramos apenas quando o que em nós é imperfeito, nos serve como justificativa aos nossos erros.
Nada é mais perigoso do que olhar para o outro com o olhar de inferioridade. Por que assim, deixamos aquele que é o objeto do nosso olhar, exposto ao que há de pior em nós. Raríssimos são aqueles capazes de olhar para a vulnerabilidade do outro seja ela cultural, financeira ou qualquer outra característica que julguemos menos favorável. E enxergar diante de si, Um Igual, em uma condição diferente da sua.”