O difícil de escrever é "fazer-se entender" (como se a escrita tivesse que ser entendida).
Querem decifrar sonhos, metáforas, fantasias, ilusões, mentiras, invenções. Tudo enfim. Tudo que você escreve poderá ser usado contra você. Até eu já me peguei julgando pelo que leio. Confesso, isso é horrível. Parece que estão lhes cortando as asas. As asas da poesia, da fantasia, do imaginário que na verdade tem um céu sem limites para ser explorado pelos que amam escrever.
Um dia um escritor amigo meu me disse que seus livros eram horríveis, falam de assassinatos, prostituição, loucuras, enfim, coisas tenebrosas e comentou que se o julgarem pelo que escreve ele seria o pior assassino do mundo.
Quem escreve tem lapsos de explosões que precisam ser externados. São fatos, são filmes, as verdades da vida, os conceitos bons e maus, o proibido, o que já foi visto, o imoral, o amoral, o que já foi lido, o que já foi ouvido, sentido, estudado, esquecido, enfim, as fontes de inspiração são intermináveis. Tudo isso, em algum momento eclode e pra quem escreve essa eclosão sai em forma de texto, de prosa, de frases, de poesias, de haikais, etc.
Daí ficamos sujeitos a sermos julgados. Uns realmente (e ainda bem), entendem o que é a arte de escrever, mas existe um "sábio" tribunal de leitores que simplesmente leem para criticarem depois ou tentar nos conhecer através do que escrevemos.
É preciso saber ler, admirar a escrita como arte. Se por acaso não gostar do estilo do escritor que leu, simplesmente não leia mais. Existem tantos autores bons, tantos livros que valem à pena. Pra que perder tempo lendo o que é ruim e muito menos ignorantemente tentando julgar. É como um quadro. Eu, que pinto mal pra caramba, posso desenhar uma borboleta e você achar meu "pato" horrível. O que cada um vê não me interessa, interessa como ela foi pintada, que sentido dei e o que despertará nas pessoas. Tenho certeza que cada uma interpretará de uma maneira. Isso pra mim é arte. É fantástico.
Temos tão pouco tempo de vida para darmos conta de tanta coisa boa escrita por autores maravilhosos. Portanto aconselho: leiam os BONS, apenas os que valem à pena. Mas por favor, não tente julgar Machado de Assis nem Fernando Pessoa com a mesma ignorância com que me julga.