Observação/Experiência
nota: outro pensamento de um personagem meu... fazia tempo que eu não publicava um.
-----------------------------------------------------------------------
"Por que não sabemos o quanto a ferida dói, até nos machucarmos?
Por que não aprendemos o que é paixão, até nos apaixonarmos?
Por que não entendemos o horror da guerra, até vivermos uma?
Por que não percebemos o que é felicidade, até a encontrarmos? (Ou até mesmo, perdermos...)
Existem 2 tipos de conhecimento: um o que vem pela Observação, raciocínio, reflexão; o outro: o que vem pela Experiência, pelo Sentir.
O velho jogo da prática x teoria. Que se complementam, mas não se misturam.
Ciência sem Experiência não passa de teorias sem prova, falácias. Mas a sua base é predominantemente de Observação.
Existe algo chamado Fé, que exige muita Observação, reflexão - senão é fanatismo cego -, mas é predominantemente baseado na Experiência.
Entendeu por que eu não acredito na discussão Fé x Ciência? Não faz sentido. Comparar os dois é como querer achar alguma relação entre Amizade e um vaso caindo. Ainda que ambos quebrem, não seriam a mesma coisa só por isso.
Ciência é o Ver. Fé é o Viver. São tão distintos que envolvem sentidos diferentes: Ciência engloba os 5 "principais": visão, audição, olfato, paladar, tato. Fé é o mistério do 6º sentido: intuição. Ver o que os olhos não vêem. Escutar o que os ouvidos não entendem. Sentir o que passa despercebido aos demais sentidos.
Da próxima vez que for criticar a Fé de alguém... Use seu sexto sentido. Pense bem o que fazer, pois você pode estar matando a única coisa que mantém esse alguém vivo.
Assim como eu pensei antes de dizer essas coisas a você. Afinal, essa sua crença cega na Ciência, aceitando tudo sem questionar... não acha que você está fazendo da Ciência a sua Religião?"