O que é a vida? (Pensamentos para 2010)
Na virada de ano eu estava pensando a respeito dessa tal de vida...
Ah! Essa vida! Ela sabe ser bonita. Ela sabe fazer com que as pessoas se apaixonem, e até faz uns acreditarem que nunca vão morrer. Na realidade, não conheço ninguém que esteja preparado para morrer. Você está?
Apesar da morte ser tão interessante como a própria vida, hoje a nossa protagonista é a VIDA!
A vida às vezes não pede licença; a vida é amar; é corresponder; a vida é saber que tem alguém se preocupando com você; a vida é equilíbrio, e sem ele não há vida; ela é linda!
Conheço alguns tipos de pessoas, e sei que:
- Existem aqueles que desafiam a vida; vivem no limite. E também entram no mesmo grupo aqueles que tentam entendê-la. Eles vivem cada dia como se fossem o último. Eles sabem amar e sofrer, mas encaram tudo com otimismo. Parte deles acreditam em um ser Superior (seja lá qual for) e a outra parte não, mas isso não os impede de viver em conjunto - de serem iguais! -.
Quando crescem, descobrem que as coisas pequenas são as mais bonitas; que temos presentes todo dia, e sabem também que nem todos sabem diferenciar presente de enfeite.
- Existem aqueles que só passam pela vida. Ah! Esses são os "Meio-Termo da Vida". Os "Meio-Termo" só trabalham. Nem todos são pobres financeiramente, mas todos são pobres de espírito, de alma e de corpo. Eles não são nem otimistas, nem pessimistas, eles são o "Meio Termo"! Eles não vivem, eles sobrevivem. Eles não se importam com o hoje, não se importam com o amanhã; não se importam com nada!
Muitos deles se entregaram ao trabalho, ao consumismo, à ganância e outras coisas afins.
- E por último, os que vivem na correria. Eles pensam no hoje, no amanhã e no ontem. O principal problema deles é que eles têm a cabeça atarefada demais e são pessimistas. Eles têm medo de perder as coisas e não sabem começar do zero. Eles não estão felizes quase nunca, a não ser que eles ganhem na loteria ou coisa do tipo. Eles não vivem colocando o amor como primeiro lugar; eles acham que a vida é curta demais para amar. E, por serem pessimistas, eles têm medo da vida.
Você já sabe em qual grupo você se encaixa? Aposto que sim.
E, apesar dos grupos serem muito distintos como na forma de pensar e agir, todos eles acreditam que são felizes, então não vou julgar sobre felicidade.
A vida não é complexa, depende do seu modo de vê-la. Tudo é relativo.
A vida é simples, por isso ela é perfeita.