Por que, segundo Marx a separação do trabalhador em relação aos meios de produção, a eficiência, a complexificação crescentes dos processos de produção capitalistas implicam na desumanização e no aumento do domínio do trabalhador pelo capital?
Por que, segundo Marx a separação do trabalhador em relação aos meios de produção, a eficiência, a complexificação crescentes dos processos de produção capitalistas implicam na desumanização e no aumento do domínio do trabalhador pelo capital?
Segundo Marx, o que está separado do trabalhador do trabalho é a vida dele, Está separandi o trabalhador dos meios de produção, pois estes pertencem à classe burguesa (Capitalista).
O trabalhador entra apenas com o corpo (mão-de-obra). Os outros elementos que permitem os meios de produção estão com o Capitalista.
A força de trabalho do trabalhador está nas mãos deles (do capitalista) que a compra.
A máquina tendencialmente leva a uma substituição da atividade manual mais automatizada.
Não há diferença entre o indivíduo que bate de porta em porta para vender livros e o trabalhador que vai de porta em porta nas empresas. Ambos estão vendendo alguma coisa.
O trabalhador entra na produção como objeto. O trabalhador ao entrar na empresa pertence ao capitalista e não mais a ele, o que el produz não pertence a ele e sim ao capitalista.
E o trabalhador para ter acessos a esses produtos precisa comprar o que ele produziu como classe trabalhadora.
Quanto maus riquezas o trabalhador produz, mais se vende para o capital, pois precisa comprar.
O trabalhador está alienado dos produtos que ele produz porque estes não pertencem a ele e se voltam contra ele, na forma de necessidades e de controle da classe trabalhadora.
Ao mesmo tempo que o capital nos impõe a todo momento a comprar objetos sobre todos aspectos desnecessários a moda é um meio de reciclar a indústria de tecelagem e não de nos tornarmos mais bonitos.
O que seria do capital se usassem a televisão por vinte anos?
Como dependemos do produto cada vez mais, ele dura cada vez menos para comprarmos outro mais rápido.
Somos escravos da produção.