Pensar ou, simplesmente, acreditar
Passamos uma fase muito importante da nossa vida sob a tutela de nossos pais, que fazem de tudo por nós. Somos amorosamente protegidos como numa relação de qualquer espécie que sob alguma maneira de organização. Trocando em miúdos, recorro a uma experiência observada no quintal da casa minha avó, onde eu observo o comportamento das aves no galinheiro. Fico impressionado como a galinha protege seus filhotes. Ela não demonstra o menor temor frente a outra criatura que seja maior que ela e que ofereça algum perigo a sua ninhada. Vivemos uma realidade parecida nesse aspecto. Enquanto o filhote cresce seu instinto se desenvolve e torna seu comportamento similar ao dos seus ascendentes, que ao perceber o crescimento da prole, instintivamente, reduz sua virtude de "super-protetora" para essa geração, apesar de preferirem nunca explorar experiências desconhecidas.
Nós desenvolvemos nosso instinto e a consciência com ajuda de nossos pais. Essa criação nos torna capazes de se relacionar com o mundo a partir de suas respectivas idiossincrasias. Sim, temos a capacidade de desenvolvermos nossa consciências, com a ajuda de nossos pais e de outros fatores educacionais que preenchem nosso arcabouço moral. Nós não temos uma mente semelhante a qualquer outro animal. Podemos ser arbitrários, mas que nossa consciência iniba a levianidade, e que nossa vivência não se limite ao ambiente cujo fomos criados, se não estaríamos nos equiparando a animais que não tem consciência, que estão resignados a viverem em galinheiros, chiqueiros ou gaiolas.
Em certos casos, há pessoas que preferem viver como as galinhas, presas pelos que lhes sustentam. Não ousam em passar pela brecha da cerca ou esboçar um voo por cima do muro. E, essas pessoas me afirmam que são virtuosas, plenas em saberes sobre a vida. Tacanhos, quando vão parar pensar assim? por acaso você se acha sábio apenas porque certas pessoas lhe ensinaram a obedecer e a aprender somente o que elas ensinam? Mas é fácil, é cômodo viver como "galinha", que come apenas quando os outros querem. Inclusive por ser incapaz de voar alto e alcançar longos destinos. A exaltação de indepenência que pessoas assim costumam fazer é mudar a sequência das obrigações que lhe são impostas.
A águia representa pessoas que encontraram o caminho para o auto-conhecimento com ajuda de pessoas honestas que querem compartilhar a imensidão especial do conhecimento infinito, com os objetivos de mostrar a pureza do ar que se respira lá em cima onde qualquer que tenha honestidade como estilo de vida pode chegar; de obter ampla visão da realidade se ofuscamento; e de intervir de forma incisiva para corrigir problemas e aprimorar a maneira de se organizar.
Viver com sabedoria subentende desafiar o que nossos galináceos estão pregando por aí, e até hostilizando a liberdade dos que se deleitam ao exercício do pensamento. Não é fácil, talvez por isso seja bom.
“Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores.” Bruce Calvert.