A ESTRADA.

A ESTRADA.

Inicialmente, um conjunto residencial em círculo com aproximadamente 280 apartamentos, seguido de uma rua com casas em bom estado, indo mais à frente, novos conjuntos residenciais que se agrupam,formando um grande polo, abaixo de um pequeno viaduto que ergue-se acima da linha férrea. Continuando a jornada, chego a uma via expressa larga, com quatro pistas, no sentido centro da cidade, porém tomo um atalho que me leva a outra via expressa nos mesmos moldes da primeira, chegando a uma imensa ponte de aproximadamente quatorze kilômetros, sobre uma importante baía que liga dois municípios do Estado. Desço em uma via dividida por um rio que me conduz à Estrada. Esta inicia-se em uma pequena serra e ainda posso vislumbrar casas mal acabadas em terras inclinadas, o chamado "morro" aqui entre nós. Mais à frente encontro bairros comerciais, com vendas de materiais de construção, bares, farmácias, supermercados, artigos para lazer, tais como, churrasqueiras de tijolo refratário, produtos para serem usados em piscinas em geral e etc.

Seguindo meu caminho, deparo-me com uma imensa reta de mão única, em que carros, ônibus e caminhões imprimem maior velocidade, por ser local calmo e de baixa incidência de pedrestres. À frente encontro várias fazendas, de criação de gado, de plantio de árvores frutíferas e plantações diversas, ocupando monumental espaço nesta Estrada. Passo por uma serra de grande elevação e com sinuosas curvas, apresentando-se como um local de perigo, exigindo forte atenção daqueles que por lá transitam. Sigo em frente e encontro uma cidadezinha diminuta, com apenas uma praça, uma igrejinha, um pequeno comércio, porém em uma localização privilegiada, ligando às praias e cachoeiras do lugar, com significativas terras e pastos e até verdadeiros viveiros de plantas e ávores nativas para a comercialização. Seguindo a Estrada chego a uma estância de dar inveja aos grandes centros comerciais, tal a sua robustez e diversificação de produtos para a venda. Ao final desta minha magnífica expedição, encontro-me de frente para um mar aberto, perigoso porém de beleza inigualável, próspero em pescado e petróleo.

Por: Jaymeofilho.

09/12/2009.

Jaymeofilho
Enviado por Jaymeofilho em 09/12/2009
Código do texto: T1969521
Classificação de conteúdo: seguro