Opiniões, pensamentos, liberdade e opressão
"Do que adiantaria esta tua ideologia, se tua própria liberdade se transformasse em opressão."
Essa frase é de uma música chamada "O inferno são os outros" da banda de rock Detonautas. Há muito tempo fiquei com esta frase martelando na cabeça, mas não conseguia entendê-la. Hoje finalmente consegui.
Do que adianta querermos um mundo cheio de opções e em que as pessoas conseguissem expressar suas idéias e opiniões, se no fundo sempre achamos que nós que estamos certos e de certo modo, as vezes sem nem perceber, tentamos impor nosso pensamento como o mais justo ou correto? É esta a contradição que este trecho da letra diz. A vontade de expormos nossos pensamentos e acabarmos vendo apenas o nosso lado e por mais que respeitamos a opinião alheia não aceitamos de jeito nenhum e até acabamos por menosprezá-las.
Devemos ter muito cuidado com isso. Afinal, não queremos um mundo livre. Pra mim este é o mundo livre. A liberdade de expressão que tanto queremos e falamos, mas que em nada lutamos. Mesmo não aceitando, e tem muitas coisas que eu não aceito, devemos mostrar respeito. As vezes temos que deixar claro certos pensamentos e sentimentos para não ofendermos ninguém.
A diversidade que temos no mundo inteiro é enorme. Tem espaço pra todos.