Opiniões, pensamentos, liberdade e opressão

"Do que adiantaria esta tua ideologia, se tua própria liberdade se transformasse em opressão."

Essa frase é de uma música chamada "O inferno são os outros" da banda de rock Detonautas. Há muito tempo fiquei com esta frase martelando na cabeça, mas não conseguia entendê-la. Hoje finalmente consegui.

Do que adianta querermos um mundo cheio de opções e em que as pessoas conseguissem expressar suas idéias e opiniões, se no fundo sempre achamos que nós que estamos certos e de certo modo, as vezes sem nem perceber, tentamos impor nosso pensamento como o mais justo ou correto? É esta a contradição que este trecho da letra diz. A vontade de expormos nossos pensamentos e acabarmos vendo apenas o nosso lado e por mais que respeitamos a opinião alheia não aceitamos de jeito nenhum e até acabamos por menosprezá-las.

Devemos ter muito cuidado com isso. Afinal, não queremos um mundo livre. Pra mim este é o mundo livre. A liberdade de expressão que tanto queremos e falamos, mas que em nada lutamos. Mesmo não aceitando, e tem muitas coisas que eu não aceito, devemos mostrar respeito. As vezes temos que deixar claro certos pensamentos e sentimentos para não ofendermos ninguém.

A diversidade que temos no mundo inteiro é enorme. Tem espaço pra todos.

William Nunes
Enviado por William Nunes em 29/11/2009
Código do texto: T1950706
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.