GINETEANDO A IDEIA

O maior significado do cultivo da amizade entre “condenados a pensar” é o da troca de experimentações. Se tu estás com vontade de escrever ao teu confrade, que o faças. E gozes a tua porção competente. Só se aprende a conviver com este animal bravio (que é a Palavra) se o tentarmos montar indomado, ainda xucro de rédeas e sela. Depois de amanunciado, ele é mais bonito que a sua pertinente aparência de bicho. O episódio da doma, mesmo que rijo e doloroso, é lúdico e prazeroso. O que importa é o resultado: sol a sol, tempo e tempo. Seu reluzente pelo, suas ventas, sua baba de cansaços, o seu porte, dependem do amor com que foi concebido, visto, treinado, adelgaçado. O “majestoso” estado não é pra qualquer animal. O animal manso, pronto para ser exposto ao público, tem de produzir encantamento. É quando ele deixa de ser cavalo para vir a ser corcel, flete de nuvens. A Palavra, assim vista, é um vistoso centauro. Para se chegar à condição de ginete é necessário cavalo, vontade e persistência. A ração cotidiana cabe ao senhorio. Poucos consomem livros diariamente. Palavra é pra comer e transmutar...

– Do livro O NOVELO DOS DIAS, 2010.

http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/1944290