Aprender a cair
"Quando você cair... não se envergonhe. Entenda que você conheceu mais uma pedra de tropeço. Isso te dá know how. Só não tropeça quem fica parado e quem aprendeu a correr sem cair. Mas pra aprender a correr sem cair, primeiro tem que aprender a cair correndo."
(de um personagem meu)
No judô, uma das primeiras lições é: aprender a cair.
Talvez mais do que nas demais artes marciais, no judô "cair" é um ato absolutamente normal, por causa da natureza desse esporte.
Existe um jeito certo de cair. E um dos segredos é: NÃO EVITAR a queda, pois ao tentar se equilibrar você acaba caindo de mau-jeito e se machucando. Sabendo o jeito certo de cair, o impacto da queda é absorvido e você se levanta em condições de continuar lutando.
Minha mania de encontrar analogias na vida... Ah, a vida. A queda faz tão parte da vida quanto no judô. E muitas vezes, tentando evitar a queda acabamos piorando.
Mas ao contrário do judô, na vida não tem ninguém pra nos ensinar a cair. E nem é possível treinar. Cada um tem que encontrar seu próprio jeito, tropeçando e se levantando. Com a consiência de estar se aprimorando, senão não é aprendizado, é apenas queda.