Alto, ajuda!

Um barco naufraga em pleno oceano.

Apenas um homem se salva flutuando sobre uma tábua que, encharcando-se progressivamente, logo irá afundar.

À sua volta, veem-se barbatanas de tubarões nadando em círculos cada vez mais fechados.

O céu escurece rapidamente, carregado de pesadas nuvens de tempestade.

Subitamente, surge do nada uma lancha da marinha costeira, de cujo convés um oficial lhe oferece ajuda.

O náufrago, sorridente e tranquilo, recusa a bóia atada a uma corda que lhe foi atirada por solícitos marinheiros e calmamente responde:

-- Muito agradecido, senhor, mas não preciso de seu auxílio. Acabo de ler um maravilhoso livro de autoajuda que prega o pensamento positivo como solução para todos os males e problemas, em qualquer situação ou circunstância. Deste modo, agora posso me virar sozinho, apenas pensando positivamente.

Nem bem o homem acaba de falar e um tubarão dá o bote certeiro.

Ao ser arrastado para o fundo do mar, entre mordidas e mastigadelas do bicho voraz, ele pensa:

-- Bem... afinal o tubarão terá tido uma excelente refeição!

*

N.A. - Nada tenho contra a autoajuda ou o pensamento positivo. Apenas quis lembrar, com este texto surreal, que até o pensamento positivo tem limite e que às vezes é de bom alvitre aceitar a ajuda que nos oferecem, ainda que esta ajuda exija de nós algum esforço. Além disso, não custa lembrar que nenhum livro terá uma fórmula mágica que torne a vida fácil. Tampouco ensinará o Caminho para o Sucesso Sem Esforço Algum ou o Atalho Mais Curto pro Paraíso.

Maria Iaci
Enviado por Maria Iaci em 17/11/2009
Código do texto: T1928935
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.