A minha Velhice Precoce
Sobre mim? Não sei o que me acontecerá nestas próximas horas que transcorrem como um sabonete que escorrega sem destino quando é atirado sobre o chão depois de uma chuva fina.
Sei o que em mim dói, e assusta essa certeza de que jamais saberei o que havia atrás das portas que eu, por medo, não ousei abrir. Certas dúvidas faz com que eu sigo com o peso de quem viveu metade, com a sensação de quem adormece no sofá da sala e horas depois acorda na madrugada achando que perdeu a hora de um compromisso inadiável, assombrada ao perceber que toda a sua tarde se foi...
Temo que os momentos que eu conserve na lembrança sejam sempre aqueles que só foram sonhados, que os melhores beijos continuem sendo aqueles que seriam ganhos nos encontros que eu não fui e que com o passar das décadas eu pense que já sei o bastante e me torne como a maioria dos velhos, pretenciosos e crentes que sabem mais que os jovens, sempre associando sabedoria à idade que se tem.
Os meses se aproximarão deixando de ser uma incógnita, revelando-se como uma equação fácil de ser resolvida e com a rotina tornando invísivel o que é relevante, mas ainda que os dias se assemelhem uns com os outros, caminharei sobre eles como quem, dentro de si, carregou todos os corações do mundo.
Farei escolhas, correrei riscos, seguirei com poucas certezas e com o peso de que foi pela falta delas que perdi o único amor que tive, lamentando pelas palavras não ditas, pelo velho clichê "eu te amo" omitido externamente, mas tão presente em mim.
Mesmo sem saber se me enganava ou se não acreditava por transcender a minha racionalidade. Agora só posso encontrá-lo no passado, pois somos como as águas do rio de Heráclito que se modifica e corre sem destino...
Por vezes tento me esquecer de tudo que um dia eu fui, mas mesmo que eu “limpe o terreno” do meu mundo, mesmo que eu insista em trocar os móveis de lugar e jogar fora o que não serve mais - pra fingir que eu esqueço - a chuva vem molhar as sementes do meu jardim, a flor que cultivei no passado e que insiste em manter-se viva. Ao vê-la renascer, já não me preocupo mais em arrancá-la, corro pra chuva e me molho com ela, sem pensar na nostalgia que ela traz com esse cheiro de lembranças velhas.