Acerca do Sorriso

Percorrendo as ruas da minha cidade, constato algo que me entristece profundamente: a extinção do sorriso. Adentro todos os estabelecimentos públicos e privados e não encontro ninguém que esteja expondo os seus dentes gratuitamente.

Parece-me até que o dito cujo tornou-se uma regalia das mais caras. O que esta havendo com a nossa sociedade? Será que o Mundo nos explora tanto que não temos mais direito a dar sequer alguns sorrisos diários? Será que por estarmos mergulhados nos nossos problemas e nas nossas obrigações temos de descontar os nossos problemas em cima do próximo?

Onde estão os sorrisos das jovens atendentes das repartições e das vendedoras dos shoppings? Onde foi parar os dentes brancos dos faxineiros do nossos edifícios ao nos ver passar. Onde esta a simpatia dos balconistas de padaria quando compramos vinte pães e ainda damos uma gorjeta de 1 real. Onde estão os nossos sorrisos, caros leitores?

Pois bem, voltemos a praticar esse virtuoso e essencial costume a fim de que a nossa existência seja um pouco mais saudável e feliz.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 08/07/2006
Reeditado em 14/07/2006
Código do texto: T189713