COISAS QUE OS PROTESTANTES FALAM E EU NÃO GOSTO

Certos protestantes são tipos curiosos. Eles chegam em nossa casa nos tratando como se não tivéssemos princípios religiosos ou como se fossemos débeis mentais. E nos apresentam "verdades" bíblicas das igrejas deles. Depois, eles dizem um bocado de frases prontas para nos abalar emocionalmente. Uma vez, um protestante veio na minha casa falar de Deus pra mim e tudo o que fez foi dizer um clichê atrás do outro. Aliás, os evangélicos têm muitos deles. Alguns, apesar de terem aparência ingênua, ocultam muita intolerância religiosa. A seguir, apresento os quatro principais:

1- Você não quer aceitar Jesus como único e suficiente salvador de sua vida?

Por mais que essa pergunta típica dos evangélicos seja feita com toda boa vontade e benevolência, ela esconde muita intolerância contra os católicos. Percebe-se isso quando se entende que há outra ideia implícita atrás dela: “Você não quer sair do Catolicismo e parar de cultuar os santos católicos?". Isso mesmo! Primeiro porque o convite, que desconsidera o histórico de vida religiosa do indivíduo, o induz a pensar que sua religião estava errada e, portanto, precisa mudar. Segundo porque o termo "suficiente" significa que você deverá somente fazer orações a Deus e Jesus. Assim, muitos protestantes não se preocupam em compreender em que se baseia a Igreja Católica para efetivar certas práticas e simplesmente, sob a capa de uma interpretação "verídica" da Bíblia, vão condenando tudo. O caminho não é por aí. Li em um livro religioso, que a Igreja Católica declara clara e abertamente que usa, além da Bíblia, outros textos considerados inspirados por Deus. Ela tem esse direito. Sendo assim, é uma covardia que os protestantes a chamem de idolatra e outros adjetivos maldosos, afirmando que ela se fundamenta em convenções humanas. Alías, o termo idolatria é usado pelas igrejas evangélicas de forma maliciosa, com o fim de fazê-lo parecer aberrante. Ora, para a Igreja Católica a idolatria é nociva quando leva o indivíduo a afastar-se do sentimento de religiosidade. Exemplo: se alguém é avaro, é porque está cultuando o dinheiro e, dessa forma, se afastando de Deus. Agora, eu nunca vi ninguém encher o coração de rancor ou outros sentimentos negativos só por rezar uma Ave-Maria!

2- Nós não pregamos religião, apenas a Bíblia!

Eles sempre dizem isso! Eles vêm com um papinho falacioso, cheio de clichês emoldurados por textos bíblicos. Depois que o ouvinte deles está bem anestesiado, empurram normas e mais normas. Contradizem-se completamente. Só para ter consciência da incoerência dos que dizem aquela frase, basta pensar no verdadeiro porquê deles visitarem as pessoas com estudos bíblicos. Eles não admitem que usam uma variante religiosa baseada numa interpretação bíblica particular, mas sempre a julgam como a única correta. Desse jeito fica difícil entender que eles queiram falar só de Bíblia! Fico com pena das pessoas que não tem o costume de fazer reflexões filosóficas e teológicas e são submetidas aos argumentos de protestantes esmerados em estudos religiosos. Aquele que tem consciência de sua “fraqueza” mental se escafede logo que os vê. Lembro-me de uma vez em que estava conversando com um vizinho meu na sala da minha casa. Quando alguns protestantes encostaram lá, ele se empirulitou logo pra casa dele assim que os viu entrar. Foi como se ele tivesse visto o diabo. Muita gente faz isso também. É deplorável que eles gerem esse tipo de sentimento nas pessoas. Porém, seria injusto desconsiderar que eles falam de coisas boas para as pessoas; entretanto, tudo acaba do mesmo jeito: primeiro o mingau, depois a feijoada!

3- Nós precisamos ganhar o fulano de tal para Jesus!

Antes de comentar essa frase, permita-me fazer uma observação importante. O jovem quando entra numa igreja protestante ele passa por três fases:

I) Medo: É quando ele tem medo das piadinhas que possam fazer com ele. Como está aprendendo algo novo, teme pensar que fora iludido ou que cedera facilmente ao convite da igreja que está participando.

II) Consolação: É uma fase em que o indivíduo começa a se acostumar com o novo estilo de vida e percebe os benefícios que teve ao se integrar na nova igreja. Nessa época, é comum ver o prosélito alegrar-se em ver que muitas pessoas conhecidas suas são protestantes, sem importar-se com qual denominação religiosa pertençam. (Ah... você é crente? Eu também...)

III) Radicalismo: É a pior fase. É nela que o indivíduo não consegue enxergar mais nada além dos preceitos de sua igreja, já que a considera como a única verdadeira.

É justamente nessa última fase que ele se autointitula como o "ganhador de almas". Ele descobre, com certa ousadia e prepotência, que sua obrigação é levar as pessoas ao caminho de Cristo (ou da igreja dele!); nem que para isso precise fazer intensa propaganda religiosa sobre elas. A igreja, inculcando-lhe na cabeça que sua tarefa é "evangelizar", incita-o a trazer mais e mais gente para a igreja. Uma vez vi um carinha insistindo tanto para uma moça "aceitar Jesus", que me deu vontade de dar um safanão na orelha dele. Um dia, visitando uma igreja X, ouvi o pregador dizer: "Vamos ganhar essa cidade para Jesus". Na hora pensei: “Não, o que ele quis dizer foi: “Vamos ganhar essa cidade para ESSA IGREJA". Ou seja, fazer Jesus feliz é entupir a igreja!

4- Deus tem um propósito na tua vida!

Sem dúvida, essa seja a frase mais conhecida. Como os evangélicos são craques em deixarem ideias subentendidas, o tal dito poderia facilmente passar despercebido de sua real intenção. Todo mundo sabe que não se pode viver à toa e sem objetivo nenhum na vida. Então o que os protestantes realmente querem dizer com aquilo? É simples: "Deus tem o propósito de te fazer participante da nossa igreja". A intenção seria boa se não fosse carregada de vícios como sectarismo, intolerância e ganância por aglomeração. Além de tudo, nem todas as pessoas tem inclinação para certas práticas religiosas. O que não as torna anticristãs. Digo isso pelo fato de muitas igrejas protestantes circunscreverem aquelas à leitura da Bíblia e a frequencia de cultos religiosos. Ora, quem trabalha ou estuda (coisas consideradas como "atividades seculares") o faz com o intuito de beneficiar alguém e isso se constitui, mesmo que inconscientemente, numa atividade religiosa.

Para concluir chamo a atenção do leitor para observar que a ideia geral de todas as frases comentadas é a gana que os protestantes têm em fazer outros adeptos. Eu diria que esse é objetivo maior deles e que, para ser conseguido, recorrem se for preciso, a ideologias ofensivas ou tão fantasiosas quanto o Harry Potter...

Obs.: Esse texto não tem o objetivo de ofender igreja protestante alguma.

Alex Teixeira
Enviado por Alex Teixeira em 26/10/2009
Código do texto: T1888567
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.