Responsabilidade e injustiça

Eu não acredito em uma classificação binária de certo e errado. Nem na concepção humana de Justiça.

O que eu faço, é certo ou errado? Efetuo o julgamento baseando-me em um valor herdado de meus pais. O que eu acho certo pode não se-lo aos olhos de outra pessoa. Não posso ter certeza, assim.

Mas eu acredito que os nossos valores dirigem nossas decisões, e baseados nestas, agimos. Toda ação carrega um conjunto de conseqüências, das quais somos responsáveis.

Acontece que algumas vezes sofremos conseqüências dos atos de outros, que não se responsabilizam pelas mesmas. Algumas vezes precisamos assumir conseqüências de outrem, carregar a cruz como se fosse nossa.

Por mais injusto que possa parecer, Nessas horas, não ajuda reclamar. O maior exemplo foi Cristo: carregou a cruz da Humanidade, pecados dos quais ele não tinha culpa alguma, e fez isso sem se rebelar.

Talvez por isso, e analisando fatos que vi, acredito que o que realmente pode fazer alguma diferença não é Justiça. E sim Misericórdia e Compaixão.

Voo do Corvo
Enviado por Voo do Corvo em 19/10/2009
Reeditado em 20/10/2009
Código do texto: T1874947
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.