METÁFORA

A vida se pudesse ser explicada numa metáfora, eu diria que é um jogo. Ou melhor, um jogão, um clássico em permanente campeonato. Uma disputa, cujo campeão nunca se saberia. Não haveria troféu de melhor artilheiro, melhor goleiro, zaga menos vazada. Nem contabilização de quem chutou tantas vezes, ou quem ficou mais tempo com a bola, quem dominou mais o jogo. Resumindo, não precisaríamos dessas artimanhas para dar a impressão da importância desses dados. Então, se pudesse explicar a vida usando de uma metáfora, o futebol seria adequado, mas sem essas estatísticas vazias e sem as regras negociadas desse esporte. Eu usaria o futebol como exemplo para dizer que a vida é um jogo, sim, mas: 1) O adversário é o tempo, 2) Sem direito à prorrogação, 3) Você é o juiz, 4) A torcida? Todas as pessoas com que teve contato durante a partida, 5) O cartão amarelo, os momentos de por o pé no freio e, por fim, seria uma partida sem nunca ter um vencedor e um vencido, porque ao final do jogo, o placar só marcaria empate (nasce-se e morre-se apenas uma vez).

É isso.

silvio lima
Enviado por silvio lima em 07/10/2009
Código do texto: T1853912
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.