CONFISSÕES DIMINUTAS - 5 ("liberdade")
Liberdade? Que cousa será a liberdade? O dicionário define esse s. f.:
«1 Possibilidade de agir conforme a própria vontade, mas dentro dos limites da lei e das normas racionais socialmente aceitas.
»2 Estado ou condição de quem é livre.
»3 Supressão das formas de opressão anormais, ilegítimas e imorais.
»4 Autonomia, independência: 'Lutou pela liberdade política do país'.
»5 Condição de quem não está submetido a nenhum constrangimento físico ou moral: 'Ela tinha ampla liberdade de ir e vir'.
»6 Licença, permissão: 'Você tem toda a liberdade de falar'.
»7 Atitude de quem tem familiaridade (às vezes um tanto atrevida) com a pessoa ou pessoas com quem fala: 'Tomei a liberdade de trazer-lhe este presente'.
»8 Estado daquilo que está com os movimentos livres: 'Arregaçou as mangas para dar mais liberdade aos braços'.
»9 Condição de homem livre: 'O sequestrado obteve a liberdade'.
»10 Fil. Condição de um ser que se encontra livre para expresssar os diversos aspectos de sua natureza ou de sua essência.»
E, se o tomamos em plural:
«11 Autonomia de que desfrutam certos grupos sociais; FRANQUIA.
»12 Maneira mais ou menos atrevida ou audaciosa de agir: 'Não tolero certas liberdades!'»
Para além, o dicionário Aulete define outras liberdades, adjetivadas:
a) Liberdade assistida.- b) Liberdade civil.- c) Liberdade condicional.- d) Liberdade de cátedra.- e) Liberdade de imprensa.- f) Liberdade de indiferença.- g) Liberdade de linguagem.- h) Liberdade de pensamento.- i) Liberdade negativa.- j) Liberdade positiva.- k) Liberdade provisória.- l) Liberdade sob palavra.- m) Liberdade vigiada.
........................................................................................................
É que com tanta precisão, sobretudo jurídica ou mesmo judiciária, posso sentir-me livre? Não digo "sou livre", mas "posso sentir-me livre".
Respondo: «Sim, posso sentir-me. Ainda mais: Sempre me senti livre, apesar de tudo, questionadamente livre, condicionadamente livre, mas livre...
Miragem de liberdade? Talvez, contudo, embora que me tente e muito, a liberdade total, esse fazer sem travancos nenhuns onde quer e com quem quer, acho que é totalmente impossível. Andarei iludido pelo mundo adiante, talvez. Porém, a experiência demonstra-me que essa não existe.
Portanto, o meu conceito de liberdade apenas se estende à condição nossa, humana, contingente nos factos e infinita nos anelos, nos ideais.
Liberdade, mas menos? Liberdade de animal social, que é o ser humano, capaz de se exprimir... deficientemente.