Reflexões sobre o amor

Reflexões que um dia poderão ser melhor desenvolvidas:

"A maior pretensão do homem é amar e ser amado"

Tanto o homem quanto a mulher que se preocupa com o amor segue essa frase. Claro, não obrigo todo mundo a dever amar. Escrevi com o sentido de generalização apenas para aqueles que possam concordar comigo. O amor é para poucos, ainda mais o tipo de amor que insisto em acreditar(...). "Querer ser amado" é fácil. Basta sonhar com um par ideal, que segue uma lista de requisitos bem definidos, e esperar que ele/ela apareça do nada em minha vida. Isso não está totalmente errado, também o sigo, mas não é tão simples assim. A preocupação com o "amar" acaba se perdendo. Um erro grave.

"O amor é encontrar a si mesmo, não se perder no outro"

Não raro, em uma relação à dois, ambos ou um deles acabam mudando radicalmente sua forma de ser. Tudo para agradar ao parceiro, destruindo a própria personalidade. Assim, pouco a pouco, o amor se torna prisão, constrito por alianças sufocantes. O amor faz o contrário. O amor infla a alma, dá a sensação de que realmente se vive. "Viver vivendo", não viver por viver.

"O amor é liberdade"

É comum a ideia de que cada um é uma metade que deve encontar a outra, que se complete perfeitamente. Não creio. Somos seres completos, com duas pernas, dois braços, e um coração que carrega um vazio imenso. Duas pessoas se amam para completar esse vazio. Com isso, vislumbra-se a liberdade.

"O acaso nunca acontece por acaso"

Todo mundo deseja que um dia encontre um tipo de pessoa em sua vida. Nunca ela irá aparecer por puro acaso. O acaso se contrói.

"Só o amor basta"

Aquele que planeja o amor se engana. O amor pensa com o coração. É imprevisível.

"Amor e amizade"

Amizade entre homem e mulher não existe, dizem os "machos" de plantão. Tanto existe como é necessária para o amor.

"Amor e beleza"

Toda mulher é bela porque pode ser amada. Algumas escondem essa beleza. Outras dificultam, protegendo-se. Só os olhos do coração podem enxergar.

"Amor e desejo"

O grande amor tem a ver com atração sexual. Ora, só há o grande amor entre homem e mulher, mulher e mulher, homem e homem, etc., se houver o desejo. Mas o desejo envolve o sentido de permanência, diferente de uma relação passageira.

"O tolo amante"

Quem busca o amor tem a sensação de estar errado, de ser um completo tolo. Felizes mesmos são aqueles que não se aborrecem com o amor.

Cephas
Enviado por Cephas em 24/09/2009
Código do texto: T1829322
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.