A CANOA DO AMOR

Muitas e muitas vezes me pego lendo, poesias, artigos e crônicas que falam de sofrer no amor.

Não o sofrer do amor rompido, ido ou perdido, mas o sofrer dentro do ato de amar, na relação que devia ser felicidade, mas se perde nos ciúmes, na posse que faz mal, na vigia insana, enfim parece ser inevitável.

Nestas horas me lembro do que falou certa vez um Lama Tibetano sobre as relações que estabelecemos na vida. Ela aconselhava e ensinava que se você vai para o rio da vida viver um amor, embarque apenas na canoa do amor e não na do medo. Não tente em hora nenhuma mudar de canoa e fique só no amor. Se puser um pé que seja na canoa do medo você perde o rumo, se desequilibra e sai da canoa do amor, muitas vezes se afogando no rio da vida.

Penso muito sobre isto sempre e sei que ele estava certo, não devemos sair do amor e deixar que este seja invadido pelos sentimentos filhos do medo, que são os ciúmes, a raiva, o ódio, a posse,os “achismos” (teorias de conspiração), obsessão, fazendo da relação de amor uma relação do medo de perder, de querer um controle sobre o destino, de alerta cansativo e dispersivo, nos tirando do bom da vida e do amor.

Escolha sempre a canoa do amor e embarque sem nem pensar, pois de novo, sentir não é pensar, amar é sentir, viva a alegria, esperança do positivo, a parceria, a intensidade da paixão.

E tem mais um segredo, que chama desapego, deixe o amor livre no rio, senão ancorada e na correnteza a canoa pode virar, e todo dia acorde e por escolha e nenhuma obrigação embarque de novo, se apaixone de novo na canoa do amor escolhido, pois você todo dia é uma nova pessoa, a pessoa amada é também renovada, assim os dois escolhem a alegria de estarem juntos e isto funciona.

Escolha e perceba bem esta escolha, o que você mais admira na pessoa que vai à canoa ao seu lado e use sempre esta admiração, como o remo, que mantêm a canoa em movimento para frente e sempre.

Amor é felicidade, escolha e admiração, quando isto naufraga não mais existe união.

Guilherme Azambuja
Enviado por Guilherme Azambuja em 13/09/2009
Código do texto: T1808440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.