Viver é estar a morrer
O Homem ao nascer responde dubiamente SIM para Vida e para Morte. Entendo, então, ser impossível viver sem antes escolher morrer. Rubem Alves traduz isso claramente no seu livro "O medo da sementinha" (literatura infanto-juvenil), quando diz:"... enquanto ela não morre não pode ser o potencial que ela é - árvore." Árvores são sementes que morreram. Por isto quando nascemos e quando morremos somos tão presentes para muitas pessoas. Existir é morrer, é caminhar em direção à morte, é cada dia ficar mais perto dela e acostumar-se a realidade de que estamos chegando lá. Talvez, seja esta a dor que mais inquieta ou incomoda o Homem: estar semi-vivo ou estar semi-morto? Enquanto pensamos está vivendo intensamente podemos ser surpreendidos. Mas, enquanto viver é morrer, é óbvio que só morrem os que estão vivos; e só sangra a alma daqueles que entenderam o sentido da vida.
Portanto, ou se vive para está a morrer, ou antes nem se pode viver.
Li uma frase, não sei de quem, nem aonde, mas o que entendi foi isto: "Percebo que estou mais perto da morte quando as pessoas que me pegavam no colo, na minha infância, já não estão por perto."
Das perguntas e das respostas da vida - ???
Viver X Morrer;
Morrer-nascer, Nascer-morrer;
(Nunca soube que título dar a esta reflexão)
Edileusa Carvalho do Sertão do Piauí.