A parábola dos talentos para Ser Feliz e Bem Sucedido
Em Mateus 25, 14-30, Jesus fala dos talentos: 'Aquele que tem muito, mais lhe será dado e ele terá em abundância. Mas, ao que não tem, até mesmo o pouco lhe será tirado.'
Jesus fala dos talentos, moeda, à época, de grande valor. Um talento era uma moeda de prata equivalente a 6000 dracmas gregas ou 600 denários romanos. Um talento era suficiente para comprar uma ovelha. Cinco talentos compravam um boi. Tais valores, os quais não eram pequenos, costumavam ser confiados aos empregados para que eles pudessem comercializar produtos e animais. Jesus apropriou-se dessa circunstância para explicar-nos sobre a confiança de Deus em nós.
Nos dias de hoje, somos nós a quem Jesus confia os talentos para o desenvolvimento de seu reino. A parábola lida rapidamente, como uma história comum, pode parecer cruel e injusta. Mas, o que Cristo quer nos ensinar através dela é que colhemos o que plantamos. Quando temos uma meta para a vida se mantivermos nossa consciência elevada com pensamentos puros e justos, tudo nos correrá bem e, certamente, no tempo de Deus, alcançaremos aquilo que realmente desejamos com o coração e com a alma. Já, se não nos preocupamos em modificar nossas atitudes a partir de pensamentos corretos, arriscamo-nos a não triunfar em nossas metas, nossos objetivos. Pode até ser que, aparentemente, consigamos alcançar aquilo a que nos propusemos, mas também no tempo de Deus virá a correção, o ajuste de contas.
Não podemos limitar os prodígios de Deus em nós. Devemos expandir nossas mentes, elevá-las até Ele e permitir-Lhe Sua expressão através de nós mesmos.
Os problemas, todos os temos, e com a graça de Deus somos capazes de enfrentá-los e superá-los. Não devemos temê-los, nem cultivar sentimentos negativos e de inferioridade. Somos filhos de Deus. Temos a Sua graça, temos a Sua confiança, temos o Seu amor. Que você caia, mas se levante e continue em frente, confiando no Senhor, o Teu Deus Verdadeiro. Tudo o mais por aqui é apenas uma ilusão, um sonho, um pesadelo. Você é e está além de tudo isso, pois você é de Deus. Para todo aquele que tem, ainda mais lhe será dado, viverá em abundância e será feliz.
A parábola, repito, parece cruel, injusta. Mas, Jesus em Sua bondade e sabedoria, somente alerta-nos para o fato de que podemos ter tudo o que de bom desejarmos, desde que tenhamos sempre nossos pensamentos elevados a Deus e nossos corações e almas entregues a esse mesmo Deus. O teu único Deus verdadeiro.
Que Deus te abençoe!