IGUAIS E OPOSTOS NOS RELACIONAMENTOS

Tenho, nos últimos dias, ouvido muitas amigas reclamarem da falta de cumplicidade de seus parceiros, da falta de identidade e da falta de compromisso. A maioria absoluta queixa-se do individualismo, do ciúme e da falta de confiança e credibilidade. Queixam-se da falta de diálogo e – principalmente – da falta de cumplicidade. Pondero que esse não é vivenciado por homens e mulheres; ambos os sexos sofrem desse mal e submetem-se a ele diariamente.

Neste contexto, acredito inicialmente que todas se esquecem que, para assumir um relacionamento nos dias atuais, é preciso ter preparo, agilidade e muito jogo de cintura. Para que possamos assumir um relacionamento é preciso termos noção de que cada pessoa tem seu mundo e que o mundo de cada uma delas pode ser muito diferente do nosso, embora não se perceba.

O maior problema destaca-se na carência individual que, infelizmente, faz com que as pessoas se joguem nas “covas dos leões” sem qualquer arma, sem qualquer preparo, sem qualquer habilidade. Todas as pessoas, no auge da sua carência, preferem arriscar o duvidoso, o errado, o desnecessário. Preferem inverter a máxima e aplicar o antes mal acompanhado do que só!

De fato, só conseguimos realmente conhecer alguém depois de muitas e muitas conversas, depois de muitas lutas, de muitas divergências e desencontros, principalmente, depois de muito tempo analisando a outra pessoa. Todos se tornam bons demais no começo dos relacionamentos e, à medida que o tempo avança, vão mostrando seu lado mais obscuro, seus infinitos defeitos e vícios, bem como aos poucos vão se diluindo no comodismo e no marasmo.

E são por todos esses motivos que as pessoas têm – definitivamente – que cada vez mais estarem preparadas para assumirem relacionamentos. Há necessidade de grandes trocas de idéias, da superação de conflitos e da busca direta pela cumplicidade. A cumplicidade é o centro definitivo de todos os bons relacionamentos; não existe relacionamento que vive sem essa cumplicidade.

Sendo assim, é de fundamental importância destacar que estar por estar com alguém é pura perda de tempo. Viver uma vida de experiências empíricas com o lado oposto muito menos. Pessoas iguais se somam e pessoas diferentes se subtraem sempre. Não há possibilidade de diálogo, afinidade ou segurança entre torcedores de times rivais, não haverá qualquer afinidade, segurança ou credibilidade sem a falta de cumplicidade.

Logo, precisamos procurar o nosso igual e não o nosso lado oposto. Porque os opostos serão eternamente opostos, caminharão de forma oposta e pesarão de modo oposto sem que jamais exista equilíbrio. Por outro lado, os iguais serão sempre iguais, caminharão de forma sempre igual e pensarão sempre de forma a se complementarem e solidificarem cada dia mais.

Sendo assim, ao reclamar de um relacionamento frustrado, morno ou às beiras do abismo da falência é necessário se fazer uma autocrítica e uma auto-análise, mormente para tomar-se ciência se o parceiro realmente é igual ou oposto a você. A resposta é bem simples, porque iguais não sofrem esses desencontros ao passo que opostos sofrem desse mal sempre. Neste caso, sendo um oposto, é preferível terminar e colocar uma pá de cal sobre o relacionamento posto que esse será um fracasso absoluto, não merecerá crédito e nem tampouco lágrimas.