Reflexões

Assistindo a um filme, famoso por sinal, O Senhor dos Anéis, ouvi uma frase que dentro do contexto do filme me chamou a atenção. “... A morte é certa, as chances são mínimas, então o que estamos esperando?”.

A frase assim solta não tem muito sentido, mas dentro do contexto da história reflete todo o significado de uma causa, uma amizade, enfim, um objetivo a ser alcançado por uma pessoa ou mesmo por um grupo.

A frase me fez pensar no mais puro sentimento de coletividade, aquele que há muito foi esquecido se não por todos, pelo menos por uma grande maioria e que nos faz tanta falta.

Falta-nos o sentimento de lealdade, não para com os da família, com os amigos, mas a lealdade com os ideais coletivos, com o que pode criar uma verdadeira sociedade, no seu sentido mais amplo. E por nos faltar este sentimento, também nos falta a coragem para mudar, nos falta a coragem para chorar, nos falta a coragem para lutar, nos falta a coragem para evoluir, para sorrir, para viver. Falta-nos a coragem para dizer, se a morte é certa e as chances são mínimas, então o que estamos esperando?