O TABACO É A MINHA COCAÍNA

Tinha apenas 18 anos, e, em tão tenra idade, fumava escondido do meu pai... No início parecia uma certa vaidade, glamour, sei lá, achava bonito soltar fumaça. Me lembro ainda, o dia em que meu pai me surpreendeu com o cigarro na mão, tentei esconder, e queimei minha mão direita, apagando o cigarro que tinha acabado de ascender. Mas, para minha surpresa, meu pai fez de bobo, fingiu não ter visto, eu estava chegando da escola, dei benção e houve recíproca, fiquei aliviada, afinal, ele era um militar rígido, que colocava seus filhos como soldados numa infantaria. Um dia depois, vi um masso de cigarro na mesa, e meu pai ficou me olhando, tentando saber o que eu pensava naquele momento, de repente, ele me deu um cigarro e me disse: Olha, o dia que eu souber que você andou pedindo cigarro, para qualquer pessoa, vou lhe dar uma surra. Sabe, isto não me fez feliz, na verdade, se ele tivesse me dado um soco pela boca adentro, talvez, hoje, não estaria aqui, viciada neste tipo cocaína.

Vejo o tabaco assim, "uma cocaína", se estou doente, fumo, se estou feliz fumo, se estou triste fumo, se prometo a mim mesma, que nunca mais vou fumar, minha vontade dobra, e fumo duas vezes mais.

Isto é uma merda. MInha filha adolescente, já me aconselhou, já me disse que seria muito triste, me perder com o câncer, que não me perdoaria jamais, pois, os riscos eu sabia. Meu marido se cansou de me pedir para largar este vício, sei que ele me ama, mas, sei também, que além de me causar um mal intenso, faço dos meus passivos doentes.

Sei claramente do mal que estou me causando, mas, esta cocaina, já comanda meu cérebro, e o tic tac do meu relógio biológico, já sabe a hora, que vai me fazer fumar. tenho um sorriso lindo, e nenhum motivo para achar que o cigarro é algo interessante. Mas, os viciados, não precisam e não querem saber disto, e por mais que tentem se livrar, não conseguem. Sofro de amigdalite, desde a infância, e esta sinusite também me mata, às vezes penso que se não fumasse, teria uma vida mais saudável e mais longa. Sou sonhadora, amável, linda, e vejo a vida com os olhos do coração, amo todas as pessoas que se envolvem em meu meio social, tenho todos os motivos para dizer: CHEGA!!! mas, se você é um viciado, deve saber da dificuldade que passamos, quando tentamos ver o vício como um mal, somos escravos, submissos, dos nossos vícios. Hoje por exemplo, completa 04 dias, que estou acamada, e com a voz rouca, vivendo aqui, dos meus gargarejos, amoxilinas, e carente da fluoxetina, para acalmar minha dor.

Meu Deus, porque somos assim? Mesmo sabendo que não deveríamos ser? Há coisas que a ciência diz, e que realmente são verdadeiras, e como exemplo para mim que sou fumante, sei que há milhões de substâncias num só cigarro, sei dos inúmeros tipos de câncer que pode me causar, sei, que mesmo fumando na área de fumante, quem passar por ali, a quilômetros de distância, vai saber que tem um ridículo saltando fumaça, sei de tudo isto, e não consigo me livrar desta droga. Olho para mim, e penso que se parasse de fumar, esta pele que tenho, já linda, rejuvenesceria anos, e que meu organismo agradeceria, todos os dias, por respirar o ar puro da vida. Vou continuar tentando, mas, sei que o tabaco é a minha cocaína...

Minha filha diz todos os dias: MÃE, VOCÊ ESTÁ FORA DE MODA e tenho refletido nos últimos tempos, realmente, estamos na Era da saúde, e vejo de crianças a idosos, a prática constante de esportes, todos estão lutando para fazer do meio ambiente uma estória de séculos e séculos, e eu aqui arcaicamente sofrendo o vício do tabaco.

Del Dias
Enviado por Del Dias em 24/07/2009
Código do texto: T1716647
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.