Ideologia
"Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito" Cazuza/Frejat.
...
Ah, ideologia, você tem uma? A tão falada ideologia de vida que escuto por aí hoje em dia, já é falada e cantada há décadas atrás. Diferenças existem é claro, o antes menino que assistia em cima do muro, hoje assiste em frente ao computador. Os sonhos estão sendo vendido a prestação e sem juros hein!!! Estão enlatados e enquadrados, prontos para a venda em massa. A grande queima de estoque. Basta um click no seu mouse e pronto.
Mas, o que seria ideologia?
Definição do dicionário UOL-MICHAELIS: Maneira de pensar que caracteriza um indivíduo ou um grupo de pessoas.
A melhor definição para mim, a maneira de pensar. Mas será que se tivermos uma ideologia, só poderemos pensar no seu ponto de vista?!?!? Assim estaríamos presos na nossa própria liberdade, o que se transformaria em opressão. Opressão de não poder pensar em mais nada e descartar todas as outras idéias que possam surgir.
Hoje as "idéias" (leia-se publicidade/propaganda) estão espalhadas em qualquer lugar em que você possa imaginar. A velocidade com que elas chegam em nossos olhos ou ouvidos é impressionante, do dia para a noite já surgiu uma nova moda. Uma nova tendência para ser seguida e adorada pelos jovens alucinados que pensam que "estar na moda" é sinônimo de ser o melhor, o mais sei lá o que.
Isso não deixa de ser uma ideologia. A ideologia das indústria. Aquela que só quer vender e lucrar.
Ah a ideologia, eu quero uma pra viver...mas não apenas uma. Que cada um escolha a sua, a que seja a melhor para você.