Porque ser e estar?

PORQUE SER E ESTAR?

Nunca imaginei que o momento ou ato de tomar banho fosse tão inspirador. Ao ligar o chuveiro logo vieram os primeiros questionamentos quanto aos verbos Ser e Estar. Calma, não vou falar sobre o verbo “to be”, mas sim do verbo Ser, aquele que liga o predicativo ao sujeito, aquele que pode determinar momento no tempo, aquele Ser que nos faz existir, pertencer, que nos torna algo vivo ou animado, o Ser que nos torna indivíduo, nos mostra como pessoas, pessoas íntimas à natureza. Se não fosse meu amigo Aurélio eu não poderia imaginar o quão é complexo o Ser.

Contudo, não podemos nos esquecer do verbo Estar. Este veio a minha cabeça quando passei o condicionador, que segundo o fabricante teria que ficar na agindo sobre meu cabelo por no mínimo dois minutos e eu te pergunto: o que fazer durante estes longos dois minutos se não pensar?

Refletindo sobre o Estar pude ver que ele está intimamente relacionado ao Ser, pois o Estar é “Ser em um dado momento”, é encontra-se, é achar-se, é até manter-se. De acordo com meu grande amigo Aurélio o Estar também nos faz presente, nos faz haver, existir. Mas aonde quero chegar com tudo isto, você dever estar se perguntando, vou explicar.

Se eu Sou, logo existo, e se existo, logo estou. Mas em minhas reflexões fui um pouco mais além, Se sei que sou e que logo existo e por isto estou, e me perguntei, após tirar o sabão do corpo é claro, para que sou ou para que estar? Porque estou aqui, qual a finalidade de Ser ou Estar?

Muitos iriam correlacionar a resposta destas perguntas ao transcendente, ao sobrenatural, a uma missão dada a cada um de nós pelo “criador do universo”. Não vou entrar neste mérito. Vou tentar tornar este texto isento de credo. Quero somente que você, ao ler, reflita segundo seus próprios preceitos.

Ao final do banho, já com a toalha na mão, vieram às respostas destes questionamentos, pude ver que existo para poder contribuir com a humanidade, mas contribuir com algo relevante, algo bom, algo que possa tornar o mundo melhor para viver, não só mim, mas para todos, e que não estou aqui somente para Ser ou Estar, mas para comungar este Ser e Estar com os outros. Então, após terminar de enxugar, decidi que não vou deixar algo tão complexo como Ser e Estar, passar em branco na minha vida, não quero Ser e Estar por nada, ou seja, apenas nascer e morrer sem nada ter feito, sem ter contribuído para um mundo melhor, sem ter levado alento e esperança aos outros.

Agora pude entender o porquê de ter escolhido ser biólogo tão tarde, é porque só agora consegui enxergar que tudo que farei não é somente para mim, mas tudo que poderei um dia fazer é para ajudar que todos possam Ser e Estar, assim como eu.

E então, você já conseguiu refletir o porquê do seu Ser e Estar?

Douglas Pires
Enviado por Douglas Pires em 18/07/2009
Código do texto: T1706209
Classificação de conteúdo: seguro