Censura Prévia

Antes de fazer um comentário, passar a frente um boato, deve-se submetê-lo ao crivo das três peneiras:

Primeira Peneira – da VERDADE – e se perguntar: isto é verdade? Tenho certeza disto?

Segunda peneira – da BONDADE - e se perguntar: gostaria que comentassem, falassem isto de mim?

Terceira Peneira – da NECESSIDADE – e se perguntar: é realmente necessário que eu comente, fale sobre isto?

* Amigos Recantistas, não conheço a autoria deste pensamento, mas o considero tão perspicaz, que resolvi divilí-lo com vocês. Caso alguem conheça o autor, favor me informar, para os devidos créditos.

Dona Druxa, de quando em vez, deixa cair a máscara!

(*) "Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras ficarão para traz". (Provérbio Chinês)

****************************************************

Eita Recanto Maravilhoso! Foi fazer o pedido para que me informassem a autoria e já a recebi, inclusive com a versão completa do Pensamento, pela nobre, gentil e talentosa amiga KATHLEEN LESSA.

Amiga, obrigada. Mil bijins.

Amiga, aí vai a versão completa, cujo autor é SÓCRATES

As Três Peneiras

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?

- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não? Envergonhado, o homem respondeu:

- Devo confessar que não.

- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

- Útil? Na verdade, não.

- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

(Kathleen Lessa)