Uma pessoa pode ter ouvido vários discursos espirituais, mas não deveria ficar satisfeita simplesmente em ouvi-los, para esquecê-los depois. Ela deve investigar quanto foi transformada ouvindo esses discursos. Ela deve tentar colocar em prática pelo menos um ou dois ensinamentos, livrar-se gradualmente dos apegos em relação ao mundo e progredir no caminho que o leva ao Divino. No tempo apropriado, a Divindade seguramente florescerá no coração. Se, ao contrário, a pessoa continuar a multiplicar suas preocupações e seus desejos mundanos, ela descerá ao nível animal. Ela deve estar contente com o que possui e colocar isso em bom uso, com fé no Senhor.
PENSAMENTO PARA O DIA
O óleo está presente na semente de gergelim. A manteiga está presente em cada gota de leite. A fragrância está oculta em toda flor. Uma fruta está saturada de suco doce. Em cada pedaço de madeira, o fogo está oculto. Da mesma maneira, o Divino é imanente ao cosmo inteiro em uma forma sutil, como Consciência. O cosmo é a manifestação visível do Ser Supremo invisível. O Divino brilha esplendorosamente em todo homem, como Ser, Consciência e Bem-aventurança (Sath-Chith-Ananda). Enquanto o Divino está em tal proximidade íntima com ele, o homem, em sua ignorância, continua a buscar Deus fora dele.
PENSAMENTO PARA O DIA
As principais causas de todas as dificuldades experimentadas pelo homem são o esquecimento da sua realidade espiritual e a identificação com seu corpo. O corpo é apenas a vestimenta do Espírito Interno. Ao mergulhar na consciência do corpo, o homem desenvolve o egoísmo e a posse, que, por sua vez, geram vários outros vícios. Ele esquece sua Divindade inerente e falha ao usar seus sentidos e seus órgãos. Seus sentidos são presentes dados por Deus. Eles deveriam ser usados apenas para propósitos sagrados e não deveriam ser mal-utilizados. Mantenham apenas pensamentos sagrados e dediquem-se somente a ações sagradas. Desse modo, vocês santificarão suas vidas. Existe somente um caminho real para perceber Deus: o caminho de amor Divino. Vocês vieram do Divino e seu destino é se fundir ao Divino.
SATHYA SAY BABA